31 crianças entre zero e 10 anos morreram no RN em decorrência da covid-19; procura por vacina cresce nas férias
Natal, RN 26 de abr 2024

31 crianças entre zero e 10 anos morreram no RN em decorrência da covid-19; procura por vacina cresce nas férias

19 de dezembro de 2022
4min
31 crianças entre zero e 10 anos morreram no RN em decorrência da covid-19; procura por vacina cresce nas férias

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dos 577.854 casos de covid-19 registrados no Rio Grande do Norte até a última sexta (16), 19.862 ocorreram em crianças com idade entre 0 e 10 anos. Dessas, 31 morreram (sendo uma nos últimos 30 dias) desde o início da pandemia no Brasil, em fevereiro de 2020. De acordo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/HUOL/UFRN), o índice de letalidade da covid-19 entre crianças nessa faixa etária é de 0,15%.

Até o boletim mais recente divulgado pela Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública), na sexta (16), o Rio Grande do Norte tinha um total de 577.854 casos de covid-19, além de 1.946 casos suspeitos e 9.868 casos em acompanhamento. Ao todo, 8.596 pessoas morreram no estado em decorrência da doença e a Secretaria ainda investiga outros 905 casos suspeitos.

No Brasil, entre 10 de janeiro e 11 de outubro deste ano, uma criança diagnosticada com covid-19 com idade entre seis meses e 5 anos morreu por dia, segundo a equipe do Observa Infância, formada pela Fiocruz, Unifase (Centro Arthur de Sá Earp Neto) e Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Bill e Melinda Gates. Ao todo, foram registrados 314 óbitos nessa faixa etária no país.

Em julho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da Coronavac entre crianças de 3 a 4 anos. Já em setembro, foi aprovada a Pfizer pediátrica para uso emergencial em bebês e crianças de 6 meses a 4 anos.

Em Natal, a vacinação dos recém-nascidos entre 06 meses a 02 anos de idade acontece exclusivamente nas unidades básicas de saúde de referência: Pajuçara e África; Vale Dourado e Soledade II; Candelária e Nova Descoberta; São João e Alecrim; além do Bairro Nordeste e Felipe Camarão II. Já a primeira dose (D1) do imunizante Coronavac, para crianças entre 03 e 05 anos, está disponível em todos os pontos de aplicação, com dose de reforço em 28 dias.

Dados de 28 de novembro do Vacinômetro covid-19, do Ministério da Saúde, apontamq ue apenas 7 a cada 100 crianças com idade entre 3 e 4 anos receberam as duas doses de vacina contra covid-19. Do total de 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária, pouco mais de um milhão (1.083.958) tomaram a D1 e 403.858 concluíram a vacinação com a D2.

Férias com vacina

Com o surgimento de novas variantes, um novo surto e a liberação da 5ª dose para idosos, houve um aumento na procura pela vacina contra a covid-19 entre os adultos. O ritmo médio que era de duas mil aplicações por dia, aumentou a partir da segunda semana de novembro para um ritmo médio de 6 mil aplicações por dia. Já na última semana, a procura saltou para 10 mil aplicações diárias.

No entanto, mesmo com a chegada do fim de ano e início do período de férias, a procura pela vacinação em crianças de até 10 anos de idade segue lenta, com uma pequena alta. Entre esse público, o ritmo médio que estava em cerca de 500 aplicações por dia teve um leve aumento e passou para cerca de 600 aplicações diárias nas última três semanas.

De acordo com os dados da plataforma RN + Vacina, 64% das crianças de 5 a 11 tomaram a D1 (primeira dose) e 40% delas tomaram a D2 (segunda dose).

Onde se vacinar?

Todas as informações sobre locais, horários e testagem para covid-19 em Natal estão disponíveis na plataforma https://vacina.natal.rn.gov.br/.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.