Dosol abre novo espaço cultural multiuso em Natal
Natal, RN 26 de abr 2024

Dosol abre novo espaço cultural multiuso em Natal

6 de dezembro de 2022
4min
Dosol abre novo espaço cultural multiuso em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A nova Sede Cultural Dosol já está de portas abertas e pronta para receber artistas, produtores culturais, músicos e o público em geral em um espaço multiuso, localizado no bairro de Lagoa Nova, em Natal. No local, funcionam o escritório do Dosol, um coworking e uma sala para residências artísticas, pequenos shows e gravações, com capacidade para 60 pessoas.

O estúdio, conforme explica Anderson Foca, pode servir ainda para aulas, palestras e cursos, por exemplo. O projeto representa a retomada do Dosol enquanto espaço físico, desde que o Centro Cultural na Ribeira foi fechado, em 2019. O tradicional prédio da Rua Chile abrigou o Dosol por 15 anos e foi palco de apresentações icônicas de bandas potiguares, brasileiras e estrangeiras.

“Depois ficamos um ano no El Rock - de 2019 até o começo de 2020 - e aí veio a pandemia. Mas a gente sempre teve essa ideia de ter uma sede, um lugar mais completo, que reunisse os escritórios de trabalho e uma área de convivência com o público. Foi daí que veio a ideia desse espaço, nesse ano de retomada pós pandemia”, explicou Foca, produtor cultural que está à frente do Dosol.

A nova Sede Cultural Dosol foi oficialmente aberta com um soft open do grupo paulista Hateen, no último final de semana. Ainda neste mês, no dia 17, tem General Junkie comemorando 20 anos de lançamento do único álbum do grupo. Para janeiro, Teago Oliveira, do Maglore (11/01) e Seu Pereira (19/01), lançando seu disco solo, já são atrações confirmadas para o espaço.

O espaço foi aberto com um show de uma das maiores bandas alternativas do Brasil, Hateen. | Foto: Taline Freitas

“É um misto de escritório, residência artística e de show. Além disso, contamos uma ampla área externa com jardim que pode servir para experiências gastronômicas com feat para música e cultura. Um multiuso a serviço, principalmente, da apreciação da música e da cultura. Um lugar para ver o artista de perto, para trocar ideias e ser atingido diretamente pelo som, sem barreiras adicionais”, resume Foca, que em 2022 comemorou 21 anos de existência do Dosol.

Para o ano que vem, segundo ele, a proposta é movimentar o espaço e ampliar as ações do Dosol.

“A gente começa 2023 com o Pôr do Som e o Bloco da Greiosa, que são eventos nossos de verão. Possivelmente a partir de abril, seguimos com as ações do Dosol pelo interior do RN. Até chegar ao Festival Dosol, em novembro, a nossa maior mostra do ano”, antecipa o produtor cultural, que também deve realizar mais uma edição do Circuito Cultural Ribeira.

A Sede Cultural Dosol está localizada na Rua Professora Almira Melo do Amaral, 1969, em Lagoa Nova.

No local, funcionam ainda o escritório do Dosol e um coworking para parceiros. | Foto: Cedida
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.