Fátima empossa secretários nesta quinta (12) e confirma Antenor Roberto como novo procurador-geral
Natal, RN 22 de mai 2024

Fátima empossa secretários nesta quinta (12) e confirma Antenor Roberto como novo procurador-geral

11 de janeiro de 2023
4min
Fátima empossa secretários nesta quinta (12) e confirma Antenor Roberto como novo procurador-geral

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Acontece nesta quinta-feira (12), às 15h, a posse dos novos secretários estaduais do Rio Grande do Norte. A cerimônia será realizada no Centro de Convenções, com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT). Atualmente, 20 secretarias compõem a administração direta. Os últimos três nomes foram divulgados no inicio da noite de hoje.

O ex-vice-governador Antenor Roberto será o Procurador Geral do Estado (PGE); o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, permanece na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e o policial rodoviário Helton Edi Xavier da Silva, que coordenou a equipe responsável pela elaboração do Plano e da Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, vai comandar a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP).

Havia a expectativa sobre a acomodação do ex-vice-governador Antenor Roberto (PCdoB). Com a necessidade de ampliar as alianças para reduzir os riscos nas eleições, o PT fechou um acordo com o MDB e convidou Walter Alves para a chapa majoritária. Antenor é procurador concursado e chefiará pela primeira vez o orgão de origem. Alem da PGE, o PCdoB também vai seguir no comando da pasta de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, com Olga Aguiar

Entre as principais novidades já divulgadas está a professora Socorro Batista na Educação. Ela substitui Getúlio Marques, anunciado como novo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC). A governadora também priorizou a manutenção de titulares da primeira gestão, como Íris de Oliveira na Assistência Social, Trabalho e Habitação (Sethas), coronel Francisco Araújo na Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e Carlos Eduardo Xavier na Tributação (SET).

Também houve secretários que já estavam no governo, mas mudaram de pastas. É o caso de Pedro Lopes, que foi controlador-geral do Estado e agora comandará a Administração e Recursos Humanos, em substituição a Virgínia Ferreira, já anunciada como futura secretária de Metas de Gestão e Projetos Especiais.

Na Fundação José Augusto (FJA), a jornalista e realizadora audiovisual Mary Land Brito chega para ser a nova diretora. A FJA é vinculada à pasta de Educação, mas possui status de secretaria. 

No primeiro semestre, de acordo com Brito, ainda deve vir a criação da secretaria de Cultura, já anunciada por Fátima mas ainda não regulamentada. A oficialização da pasta deve ainda passar pela aprovação dos deputados da Assembleia Legislativa.

Há, ainda, uma situação excepcional: Lyane Ramalho, atual secretária-adjunta da Saúde, já foi anunciada como futura titular, mas somente a partir de abril. Por enquanto, Cipriano Maia segue na pasta enquanto divide a tarefa estadual com a presidência do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em que assumiu no final de 2022.

Confira a lista completa de nomes já anunciados:

Casa Civil: Raimundo Alves

Segurança Pública: Cel. Araújo, 

Planejamento e Finanças: Aldemir Freire

Tributação: Carlos Eduardo Xavier

Secretaria de Gestão e Projetos Especiais: Virgínia Ferreira

Procurador-geral do Estado: Antenor Roberto

Comunicação: Daniel Cabral

Controladoria-geral: Luciana Daltro

Educação: Socorro Batista

Assistência Social, Trabalho e Habitação: Íris de Oliveira

Desenvolvimento Econômico: Jaime Calado

Agricultura, Pecuária e Pesca: Guilherme Saldanha

Administração e Recursos Humanos: Pedro Lopes

Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Olga Aguiar

Turismo: Ana Maria Costa

Infraestrutura: Gustavo Coelho

Administração Penitenciária: Hélton Edi

Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar: Alexandre Lima

Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos: Paulo Lopes Varela

Saúde: Cipriano/Lyane Ramalho

Fundação José Augusto*: Mary Land Brito

* É vinculada à pasta de Educação, mas possui status de secretaria. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.