TRABALHO

RN abre novo concurso para a Polícia Militar, com 1.158 vagas

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte está com novo concurso aberto. São 1.158 vagas, sendo 1.158 para praças e 30 para praças músicos. O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e o edital foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (21).

O salário inicial é de R$ 3.929,01.

As inscrições devem ser feitas de 23 de janeiro a 22 de fevereiro de 2023, pelo site www.ibfc.org.br, na aba “Inscrição e 2ª via do Boleto”. A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 17 de março em Natal, Mossoró, Caicó, João Câmara, Nova Cruz e Pau dos Ferros. A duração é de quatro horas.

O prazo de validade é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

São requisitos para ingresso na Polícia Militar do RN ter altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino; idade máxima de 35 anos (antes era exigido 30 anos); aceitação do curso tecnólogo para especialidades de nível superior; e os músicos devem ainda comprovar habilidade técnica.

Distribuição de vagas:

Quadro de Praças Policiais Militares (QPPM): 1.128 vagas;

Quadro de Praças Músico (QPM): 30 vagas;
o Flauta em Dó: 3 vagas;
o Clarinete em Sí Bemol: 7 vagas;
o Saxofone Alto em Mi Bemol: 2 vagas;
o Saxofone Tenor em Sí Bemol: 1 vaga;
o Saxofone Barítono Mi Bemol: 1 vaga;
o Trompete em Si Bemol: 3 vagas;
o Trombone de vara tenor: 2 vagas;
o Trombone Baixo: 1 vaga;
o Bombardino/Eufhonium em Sí Bemol: 2 vagas;
o Tuba em Si Bemol / Dó: 3 vagas;
o Trompa em Fá/ Sí Bemol: 3 vagas;
o Bateria / Percussão erudita (timpano, caixa clara, glockenspiel): 2 vagas;

A prova objetiva terá caráter eliminatório e classificatório com as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Penal Militar, Noções de Direito Penal, Legislação Extravagante e Legislação da PMRN.

Os candidatos serão avaliados nas seguintes etapas:
1ª) Exame Intelectual – classificatória e eliminatória e Exame de Habilitação Musical – classificatória e eliminatória, para Candidatos do QPM
2ª) Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – eliminatória;
3ª) Investigação social – eliminatória
4ª) Inspeção de Saúde – eliminatória;
5ª) Exame de Avaliação Psicológica – eliminatória;
6ª) Exame de Heteroidentificação – eliminatória;

Depois da nomeação de aproximadamente 2 mil agentes de segurança nos últimos quatro anos – entre PMs, Bombeiros, Policiais Civis e Peritos do ITEP -, e de investimentos no valor de R$ 250 milhões em equipamentos e infraestrutura, a realização de um novo concurso para ampliar o efetivo era compromisso da governadora Fátima Bezerra.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo