MST-RN realiza encontro estadual com reivindicação por reforma agrária e presença de dirigente nacional
Natal, RN 26 de abr 2024

MST-RN realiza encontro estadual com reivindicação por reforma agrária e presença de dirigente nacional

23 de fevereiro de 2023
2min
MST-RN realiza encontro estadual com reivindicação por reforma agrária e presença de dirigente nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza de 24 a 26 de fevereiro o 31º encontro estadual do Rio Grande do Norte. A programação terá formação para os assentados e manterá a reivindicação do movimento pela reforma agrária. O evento terá ainda presença de parlamentares potiguares e de dirigentes nacionais, como o coordenador nacional João Paulo Rodrigues. O local será o Centro de Formação Patativa do Assaré, em Ceará Mirim.

Segundo Erica Rodrigues, da direção estadual, participarão cerca de 500 lideranças de todo o Estado e pessoas de diversos assentamentos, acampamentos, comunidades rurais, associações e cooperativas.

“Vai ser um encontro para dizer que o MST está disposto a contribuir na reconstrução do país, mas a reconstrução do Brasil só vai se dar se o governo colocar como prioridade a reforma agrária. Isso a gente já deixou bem claro desde a própria campanha para o governo Lula, e agora a gente entregou um plano emergencial de política de reforma agrária”, pontua a dirigente.

Para ela, a luta contra a fome e o desemprego seguirão como centrais dentro do movimento. 

“São problemas centrais e estruturais que vêm desde a concentração da terra. E daí a gente se coloca também para contribuir com esse governo, mas para garantir também a pauta das trabalhadoras e trabalhadores do campo. Se isso não acontecer, em algum momento o MST vai se posicionar para garantir que as pautas sejam atendidas. E nossa principal característica de posicionamento é o diálogo, mas é também a luta. A gente também vai fazer um planejamento de luta”, afirma.

Dentro das atividades, duas mesas serão abertas ao público. Na sexta (24), o encontro abre às 10h com João Paulo Rodrigues e a deputada federal Natália Bonavides (PT). No sábado (25), às 20h, terá um evento intitulado “noite dos amigos e amigos do MST”. 

“Vão ser três dias dedicados ao estudo da análise de conjuntura e também de planejamento para os próximos períodos. A gente venceu as eleições, mas está vivendo um momento que a gente não derrotou totalmente o bolsonarismo, então existem algumas práticas e atuação do bolsonarismo em diversos espaços”, diz Erica, ao chamar os convidados.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.