Fátima indica Aldemir Freire para o BNB, leva Virgínia para o Planejamento e fortalece Cadu Xavier em nova pasta da Fazenda
Natal, RN 26 de abr 2024

Fátima indica Aldemir Freire para o BNB, leva Virgínia para o Planejamento e fortalece Cadu Xavier em nova pasta da Fazenda

25 de março de 2023
3min
Fátima indica Aldemir Freire para o BNB, leva Virgínia para o Planejamento e fortalece Cadu Xavier em nova pasta da Fazenda

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte Aldemir Freire foi indicado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para ocupar a diretoria de Planejamento do Banco do Nordeste, em Fortaleza. Com isso, o titular da Tributação Carlos Eduardo Xavier vai assumir a pasta de Finanças, que será desmembrada da área de Planejamento. O setor será ocupado pela economista e atual secretária de Gestão e Projetos Virginia Ferreira, que acumulará os dois cargos.

A mudança mexe no coração do governo Fátima. O trio Aldemir, Carlos Eduardo e Virginia foi o pilar que apoiou a governadora nos momentos mais delicados durante o primeiro mandato, como a luta para pagar o piso nacional dos professores e as quatro folhas de salários atrasados do funcionalismo, além dos embates com as entidades representativas dos servidores.

Servidora de carreira da Datanorte, Virgínia Ferreira vai ocupar o terceiro cargo no governo Fátima. Ela foi titular da Administração e Recursos Humanos e, desde janeiro, responde pela pasta de Gestão, Metas e Projetos, que tem como carro-chefe o projeto Governo Cidadão, principal carteira de obras e investimentos do Estado financiada pelo Banco Mundial. A coordenação dos projetos seguirá com Virginia, que agregará a condução do PPA, políticas para a região metropolitana e outros planos.

Fazenda

Com a mini-reforma, o Governo vai recriar a secretaria da Fazenda. O Rio Grande do Norte é o último estado do Brasil a fazer a junção entre as pastas que administram as receitas e despesas do Estado. A nova função será exercida por um nome que dirige a entidade que lidera nacionalmente o movimento dos secretários do setor.

Carlos Eduardo Xavier foi eleito em fevereiro presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), instituição protagonista no Brasil dos principais debates de interesse fiscal e econômico para os estados, a exemplo da Reforma Tributária, que deve ser aprovada ainda em 2023.

Banco do Nordeste

O presidente Lula já indicou o ex-governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) para presidir o BNB, mas a nomeação ainda depende do aval do Senado. Os governadores dos 9 estados nordestinos também conquistaram junto ao Governo Federal o direito a um rodizio nas principais diretorias do Banco.

O nome do Rio Grande do Norte será Aldemir Freire, um dos técnicos mais qualificados do Estado. Economista, Freire já dirigiu o IBGE no Estado potiguar durante os 13 anos dos governos Lula e Dilma Rousseff e desde 1º de janeiro de 2019 comanda a secretaria de Estado de Planejamento e Finanças (Seplan)

A sede do BNB fica em Fortaleza (CE), para onde Aldemir deve mudar com a família nas próximas semanas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.