Espetáculo “As pelejas de Baltazar” percorre seis municípios do Seridó
Natal, RN 26 de abr 2024

Espetáculo "As pelejas de Baltazar" percorre seis municípios do Seridó

6 de abril de 2023
5min
Espetáculo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As pelejas enfrentadas pelo fictício Baltazar para salvar a esposa, Rosinha, do Papa Figo viraram espetáculo e serão apresentadas no próximo domingo (9) no município de Equador. Estão previstas duas apresentações na cidade: às 10h, na comunidade Alto da Boa Vista, e às 19h, em frente à igreja matriz. A caravana teatral vai passar também pelos municípios seridoenses de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Parelhas e Acari. O acesso é gratuito.

Veja a programação:

09/04 – Equador (Alto da Boa Vista e em frente à igreja matriz)
16/04 – Carnaúba dos Dantas (Povoado Ermo e em frente ao Caetano Dantas)
23/04 – Cruzeta (Alto dos Remédios e praça de eventos - praça central)
30/04 – Currais novos (Comunidade Negros do Riacho e praça Cristo Rei)
07/05 – Parelhas (Bairro São José e em frente à Casa de Cultura)
14/05 – Acari (Comunidade de Gargalheiras e praça de eventos de Acari ou átrio da
igreja matriz)

O espetáculo faz parte do repertório da Trapiá Cia Teatral e integra a fase Cultivar do projeto Trapiá Semente, sendo apresentado sempre em duas sessões aos domingos em todos os seis municípios contempladas em 2022 pelo projeto cultural.

Rosinha suspeita que está grávida. Para confirmar, ela pede ao marido, Baltazar, que procure uma benzedeira. Quando ele retorna com a mulher, descobre que Rosinha foi engolida pelo Papa Figo, personagem da cultura popular nordestina.

A saga de Baltazar é acompanhada de perto por vários personagens da cultura popular nordestina e brasileira: mula sem cabeça, Nego d’água, lobisomem. A narrativa é contada pelos brincantes Mateo e Birico, que utilizam o teatro de bonecos para criar uma maior interação entre atores e plateia.

Um dos diferenciais da montagem é que o espetáculo ocorre também fora da tolda, já que diversas cenas são trazidas para muito próximo do público através dos atores e da tridimensionalidade do cenário. Por ser um trabalho apresentado na rua, o espetáculo valoriza a interação com o público e o improviso, levando a plateia para dentro da história.

Segundo o ator Alexandre Muniz, a experiência com a arte levanta importantes discussões nas comunidades e ajuda a estabelecer novas perspectivas e sonhos dos moradores de forma que valoriza e, ao mesmo tempo, transforma a cultura local.

“Retornaremos nas cidades que fizeram parte do projeto Trapiá Semente em 2022 e sabemos o quanto o público desses municípios que acolheram tão bem o nosso projeto esperam por mais essa atividade da Trapiá Cia Teatral. O Sertão é a nossa casa e fazer arte para o nosso povo é o que nos move a cada projeto que desenvolvemos na Associação Trapiá. É lindo ver a intensa mobilização das pessoas que moram nesses lugares para receber um espetáculo de teatro”, afirma Alexandre.

Além da fase Cultivar, o projeto Trapiá Semente contempla também outras três etapas: Semear, Regar e Florescer. Na Semear, os municípios recebem duas apresentações do espetáculo “Menino Pássaro”. Na fase Regar, os jovens das cidades contempladas pelo projeto participam de um curso de teatro e de oficinas de iniciação teatral, construção de instrumentos, criação de cena e direção de arte. Na etapa Florescer, os participantes apresentam espetáculos criados por eles, com a orientação do arte-educador, enquanto na fase Cultivar, as cidades recebem duas apresentações do espetáculo “As Pelejas de Baltazar” e oficinas de som e improvisação.

Para a diretora geral da Mapa Realizações Culturais, Tatiane Fernandes, essa "é uma forma de compartilhar o pensamento e o fazer teatral da Cia Trapiá com os grupos que nasceram com o projeto no ano passado, além de ser uma oportunidade para todos os moradores dessas cidades terem acesso a um espetáculo de teatro profissional".

A Mapa Realizações Culturais fomenta as ações da Trapiá Semente por meio da Lei Câmara Cascudo, com recursos do Governo do RN/Fundação José Augusto e patrocínios do Edital Transformando Energia em Cultura, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern.



Sobre a Trapiá Cia Teatral

Com o pé fincado nas artes cênicas, a Trapiá Cia Teatral nasceu em 2014 com a proposta de descobrir obras teatralizáveis e convidar um dramaturgo para fazer a transposição do texto literário ou científico para a linguagem cênica. A companhia é formada por artistas da área do teatro, música e artes visuais, que decidiram se juntar para desenvolver novas pesquisas no campo da teatralidade, desde o processo formativo teórico até os processos de montagem de espetáculos, partindo de textos adaptados e inspirados em obras literárias e científicas. Uma das questões que determina as escolhas da Trapiá é sempre dialogar com o espaço em que atua, o sertão.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.