CIDADANIA

Lei aprovada propõe valorização do Centro Histórico de Natal, incluindo inventário do patrimônio

Foi aprovado nesta terça-feira (31) um projeto de lei que propõe a valorização dos bairros de Cidade Alta, Ribeira e Rocas, no Centro Histórico de Natal.

A iniciativa, da vereadora Brisa Bracchi (PT), pretende fazer ações de conscientização acerca da preservação do patrimônio histórico material e imaterial da região, além de estimular iniciativas sobre os povos originários do território, línguas nativas, cultura e costumes locais.

Já a Prefeitura deve realizar anualmente um calendário de atividades a serem realizadas no Centro Histórico, inclusive desenvolvendo um inventário de todo o patrimônio existente.

O Executivo municipal ainda poderá produzir modelos de atividades extra-curriculares a serem realizadas dentro do programa “Redescobrindo o Centro Histórico”, estimulando estudantes e professores da rede municipal de ensino sobre a importância da região, e com possibilidade de atividades extraclasse de visitação aos três bairros.

Em sua justificativa, Brisa afirmou que o Centro “tem um rico acervo, edifícios históricos e uma história que precisa ser rememorada e valorizada.” 

“Há anos o Poder Público Municipal tem se mostrado omisso na preservação e valorização destes espaços, notadamente é o resultado da incompreensão acerca da importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da nossa cidade”, criticou a parlamentar.

“Desta forma, o projeto surge como uma ferramenta capaz de despertar o interesse da sociedade para com as práticas relacionadas à cultura. Ressalta-se também a importância de atividades que visem à preservação patrimonial a ser trabalhada na perspectiva educacional, pois através dela os processos educativos têm como foco o patrimônio material e imaterial, usufruindo assim de referências históricas e culturais em todas as suas manifestações”, completou.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article