CIDADANIA

Correios terão centro de distribuição internacional na Grande Natal

Os Correios anunciaram nesta segunda-feira (19) a construção de um hub internacional na Grande Natal. O local escolhido foi o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Este será o primeiro centro de distribuição internacional da estatal no Nordeste. O empreendimento se juntará a outros três já existentes no Brasil: em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. 

A região metropolitana foi escolhida a partir de estudos técnicos. Segundo a estatal, o Nordeste hoje recebe cerca de 23% das encomendas internacionais que os Correios entregam no país.

“Ao levarmos o centro para o Nordeste estamos gerando milhares de empregos na região. Não estamos levando apenas infraestrutura, mas consolidando a vocação local de se tornar um polo logístico, o que desperta o interesse de outras empresas também”, disse o presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos.

O projeto foi idealizado na época do governo da presidenta Dilma Rousseff, mas havia sido abandonado após o golpe que a retirou do poder. A pauta foi retomada pela governadora Fátima Bezerra. Agora, sob uma nova perspectiva política, o Estado tem a oportunidade de abrigar a estrutura que deve contribuir para a descentralização das operações postais no país.

“Estamos há anos nessa articulação e, agora, com a sensibilidade de um governo que cuida das pessoas e do patrimônio público, enfim chega essa excelente notícia”, comemorou Fátima.

Nos últimos seis meses, o assunto foi pauta de audiências da governadora em Brasília. Depois de apresentado diretamente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, o projeto foi tema de discussão com o ministério das Comunicações e com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Em maio, resultado de estudos feitos pela empresa, os Correios já apontava a viabilidade técnica da instalação do Hub no Nordeste, com sede no estado do Rio Grande do Norte.

O anúncio faz parte de um pacote de investimentos avaliados em R$ 350 milhões para construção e modernização de unidades. A iniciativa marca a retomada dos investimentos da estatal em infraestrutura e é um dos projetos estratégicos prioritários anunciados pela diretoria executiva da empresa em maio deste ano.

De acordo com Santos, a medida faz parte também do fortalecimento das empresas brasileiras, uma promessa de campanha da gestão de Lula (PT).

“Estamos cumprindo o compromisso que assumimos com as empregadas, os empregados e clientes dos Correios logo no início da gestão, de retomar os investimentos para garantir a qualidade no ambiente de trabalho e a excelência na prestação de serviços. Essa foi a missão que o presidente Luís Inácio Lula da Silva nos confiou: fortalecer os Correios”, afirmou o presidente da estatal.

Além da injeção de recursos nas economias regionais e locais, os projetos de construção e modernização de unidades operacionais dos Correios irão gerar empregos diretos e indiretos.

O projeto prevê a instalação do Hub dos Correios na área de expansão do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A recente relicitação do aeroporto, vencida pelo grupo suíço Zurich Airport International, abre possibilidades para que a nova concessionária invista nos recursos necessários para o desenvolvimento do Hub.

Outros projetos

Em Brasília/DF, os Correios irão construir um complexo operacional para abrigar as operações de tratamento, além de um centro de logística integrada. O investimento no complexo é estimado em cerca de R$ 190 milhões, entre obras e equipamentos.

Com mais de 40 mil m2 de área construída, o prédio irá receber uma máquina de triagem de encomendas com capacidade para tratar 300 mil objetos por dia, o que representa um aumento de 700% em relação ao tratamento manual realizado atualmente. Além da unidade na capital federal, a estatal também está com processos em andamento para as obras dos centros operacionais de Londrina/PR e de São Luís/MA.

Também já foram licitadas as obras para reforma, ainda neste ano, de mais de 400 agências dos Correios em diversos Estados brasileiros. O planejamento da estatal prevê que todas as mais de 6 mil agências da rede própria sejam reformadas nos próximos três anos.

A agência SAIBA MAIS procurou os Correios no Rio Grande do Norte para saber o valor exato do investimento do hub potiguar. A empresa informou apenas que mais detalhes sobre o centro internacional e sobre as agências que serão reformadas em 2023 serão divulgados nos próximos dias.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article