Prefeitura mantém árvores em trecho da Jaguarari após acordo com moradores; Ministério Público mediou negociação
Natal, RN 18 de jun 2024

Prefeitura mantém árvores em trecho da Jaguarari após acordo com moradores; Ministério Público mediou negociação

21 de julho de 2023
4min
Prefeitura mantém árvores em trecho da Jaguarari após acordo com moradores; Ministério Público mediou negociação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As árvores da Jaguarari vão ficar”, comemora o vereador Robério Paulino (Psol), que chegou a se acorrentar em uma árvore como forma de protesto, para impedir a retirada por parte da Prefeitura. As árvores estavam sob ameaça devido às obras de intervenção na avenida, para transformá-la em um binário junto à avenida São José.

As obras de alteração de fluxo na avenida se mantém, mas após pressão popular, a Prefeitura decidiu pela manutenção das árvores do canteiro central no trecho da Jaguarari entre a Rua Presidente José Bento (Av. 3) e Av. Presidente Bandeira (Av. 2).

O acordo foi firmado na quinta (20), em visita técnica à obra, entre o promotor do Meio Ambiente Cláudio Onofre, as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Planejamento (Sempla), representantes da Câmara Municipal e dos moradores.

De acordo com o vereador Robério Paulino, presente na negociação, "as árvores que foram arrancadas serão replantadas e as que de nenhuma maneira iriam se adequar ao projeto, ao invés de derrubadas, serão transplantadas para o canteiro da mesma avenida".

Salvamos um ipê roxo e um pau-Brasil. Essas árvores serão apenas transplantados para o canteiro sob administração da Escola Dom Marcolino Dantas, que fica nesse trecho da avenida”, afirma o vereador e também ambientalista.

Moradores e ambientalistas comemorar manutenção das árvores ma Jaguarari

Em nota, a Prefeitura afirma que a manutenção das árvores ocorre “sob a condição de não atendimento das normas de acessibilidade integralmente. Assim, as calçadas projetadas para o trecho serão adaptadas para manter as árvores existentes no canteiro central”.

Segundo a administração municipal, as intervenções no trecho buscam “melhorar a fluidez no trânsito entre as zonas Sul e Leste da cidade, além da circulação das pessoas – com melhores calçadas – e implantação de ciclovia”.

A secretária adjunta de fiscalização e licenciamento da Semurb, Alessandra Marinho, reiterou que as árvores que já foram removidas “serão compensadas ao longo da avenida Jaguarari, especialmente através das faixas de serviço das calças que comportarem esse espaço par garantir sombra e conforto térmico para os transeuntes”.

Ela afirma, que na visita técnica do Ministério Público, a Prefeitura explicou a necessidade de retirada das árvores da região para "atender na íntegra as normas de acessibilidade, garantido um passeio público acessível, confortável e arborizado, mas como tudo deve ser equilibrado, ainda mais quando falamos de uma área já consolidada, foi solicitado que as árvores permanecessem”.

Segundo a secretária adjunta, com o acordo firmado, “as árvores permanecerão no local, as que foram removidas serão plantadas na  própria Jaguarari, algumas ficarão no canteiro que permanecerá no local, porém as calçadas serão mais estreitas nessa área. A acessibilidade será garantida, mas não totalmente de acordo com o que exige as normas”.

Estamos buscando o equilíbrio entre os aspectos sociais e ambientais da via”, conclui Alessandra.

Leia na íntegra nota da Prefeitura de Natal:

NOTA

Durante visita técnica na tarde desta quinta-feira (20), com participação de representantes do Município e o Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, foi decidida pela manutenção das árvores do canteiro central da Rua Jaguarari, no trecho entre a Rua Presidente José Bento (Av. 3) e Av. Presidente Bandeira (Av. 2), sob a condição de não atendimento das normas de acessibilidade integralmente. Assim, as calçadas projetadas para o trecho serão adaptadas para manter as árvores existentes no canteiro central.

As intervenções no trecho fazem parte do projeto de implantação do binário da Rua Jaguarari e Rua São José, buscando melhorar a fluidez no trânsito entre as zonas Sul e Leste da cidade, além da circulação das pessoas – com melhores calçadas – e implantação de ciclovia.

O acordo nesta quinta foi firmado com o promotor Cláudio Onofre e as secretarias de Mobilidade Urbana (STTU), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Planejamento (Sempla), representantes da Câmara Municipal e dos moradores.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.