Centro de Referência Paralímpico é inaugurado em Macaíba
Natal, RN 13 de abr 2024

Centro de Referência Paralímpico é inaugurado em Macaíba

2 de novembro de 2023
3min
Centro de Referência Paralímpico é inaugurado em Macaíba
Foto: Mariana Ceci / ISD

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Macaíba conta com um Centro de Referência Paralímpico para atender a população do Rio Grande do Norte. O espaço, credenciado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), vai funcionar nas unidades do Instituto Santos Dumont, no município da região Metropolitana de Natal. A princípio, serão oferecidas duas modalidades: a bocha e o paratletismo.

A triagem para acesso ao Centro de Referência acontece de forma remota. O agendamento pode ser feito pelos telefones (84) 4042-0033; (84) 4042-0044, ou pelo WhatsApp: (84) 9-9155-3027, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

“O sentimento com essa inauguração hoje é de felicidade, pois é mais um equipamento que vai estimular a prática paradesportiva no Rio Grande do Norte. São espaços em que as possibilidades se expandem, onde as pessoas veem o tanto que conseguem alcançar, e vivenciam o poder transformador do esporte”, destacou o subsecretário de Esporte e Lazer do Estado, César Nunes.

Agendamento ocorre de forma remota e por telefone / Foto: Mariana Ceci

Parceria

O novo espaço dedicado a paratletas é fruto de uma parceria do Instituto Santos Dumont com o Centro Paralímpico Brasileiro, que tem como objetivo massificar a oferta de modalidades paradesportivas pelo Brasil. Ele engloba adultos e crianças a partir de 7 anos, que podem acessar de forma gratuita as instalações e passar por treinamentos desde a iniciação esportiva ao alto rendimento. Após o agendamento, as pessoas interessadas passarão por uma triagem remota seguida de uma avaliação global, quando se verificam os critérios de elegibilidade para as modalidades oferecidas no Instituto. Caso a pessoa não seja elegível para essas modalidades, ela será encaminhada para outro Centro de Referência que oferece modalidades para as quais ela seja elegível.

“Esse momento marca a abertura desse espaço para todas as pessoas com deficiência física, visual e intelectual do estado do Rio Grande do Norte que queiram participar e ingressar no esporte paralímpico. É uma oportunidade de fortalecer o Paradesporto no RN e no Brasil, e temos um carinho muito grande por esse projeto, pois a missão dos Centros de Referência se alinha muito à do ISD, de promover a transformação social a partir do ensino, pesquisa e extensão”

Camila Simão, coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do ISD

Além dos treinamentos com profissionais credenciados pelo CPB, os usuários do Centro de Referência do ISD passarão por avaliações clínicas, definições de metas de desempenho e também serão acompanhados por pesquisadores e estudantes da instituição, que desenvolvem pesquisas na área de Neuroengenharia e tecnologias assistivas.

Instituto Santos Dumont

O Instituto Santos Dumont (ISD) é uma Organização Social vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e engloba o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ambos em Macaíba. A missão do ISD é promover educação para a vida, formando cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, além de contribuir para a transformação mais justa e humana da realidade social brasileira.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.