Demissões expõem rachas entre grupos de Álvaro e Paulinho Freire
Natal, RN 24 de fev 2024

Demissões expõem rachas entre grupos de Álvaro e Paulinho Freire

16 de janeiro de 2024
3min
Demissões expõem rachas entre grupos de Álvaro e Paulinho Freire
Fotos: Verônica Macedo/CMN e Joana Lima/Secom Prefeitura

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A terça-feira (16) amanheceu com um embate velado que prenuncia as eleições municipais de 2024: uma troca de exonerações entre os grupos políticos do prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) e o da vereadora Nina Souza (PDT), esposa do deputado federal Paulinho Freire (União). 

De um lado, Álvaro exonerou dos quadros do Executivo municipal uma série de indicados de Nina. No Diário Oficial do Município (DOM) constam 20 nomes saídos da Prefeitura, incluindo Pedro Henrique Araújo de Souza, filho da vereadora. Pedro ocupava o cargo comissionado de Diretor do Departamento de Apoio Operacional e Mobilidade Urbana, lotado na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

A medida, segundo o jornalista Heitor Gregório, foi em retaliação ao posicionamento de Nina em determinados projetos votados na CMN, contrário aos interesses governistas.

Em contrapartida, a irmã de Álvaro, Andrea Dias, perdeu o cargo que ocupava na Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam), presidida pelo aliado de Nina e Paulinho, o presidente da Câmara de Parnamirim, Wolney França (PSC).

A expectativa é que Andrea volte a assumir a função de secretária de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em Natal, onde esteve até 2020, quando saiu para dar lugar ao sobrinho e filho de Álvaro, Adjuto Dias.

Segundo o portal da 98 FM, a informação da volta de Andrea à Semtas foi confirmada pela assessoria do prefeito, e a nomeação deverá ser publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (17). Procurada, entretanto, a Prefeitura não respondeu à Agência SAIBA MAIS.

Álvaro e Nina-Paulinho mantiveram uma aliança por anos. Antes de ser deputado federal, Paulinho ocupava, até o início de 2023, uma cadeira na Câmara natalense como presidente e integrante da bancada governista.

Entretanto, desde o ano passado, se distanciaram. Para este ano, Álvaro não pode mais ser candidato a prefeito porque já está no mandato de reeleição. O nome provável a ser lançado pelo governismo é a secretária de Planejamento, Joana Guerra.

Freire também ensaia uma pré-candidatura. Em uma confraternização de fim de ano, teve seu nome lançado pelo vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome (PP).

Mas há ainda uma relação do deputado com o colega de bancada de Brasília, General Girão (PL), também pré-candidato. Nesta segunda (15), Nina e Girão se encontraram e a vereadora falou “que provavelmente estaremos mais uma vez no mesmo palanque”.

A reportagem procurou a vereadora Nina Souza e a sua assessoria, mas não obteve retorno.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.