Laudo sobre incêndio no Morro do Careca só sai em 30 dias
Natal, RN 29 de fev 2024

Laudo sobre incêndio no Morro do Careca só sai em 30 dias

8 de fevereiro de 2024
4min
Laudo sobre incêndio no Morro do Careca só sai em 30 dias
Foto: Corpo de Bombeiros/RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A operação de combate ao incêndio de média proporção no Morro do Careca deve encerrar nesta quinta-feira (8). O Corpo de Bombeiros foi chamado ao local na última terça (6), às 21h15, e conseguiu controlar as chamas já na manhã seguinte. Entretanto, os militares permaneceram no local contendo pequenos focos das chamas. O laudo sobre as causas do incêndio só sairão em 30 dias.

Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) também já esteve no local na quarta. Profissionais do Setor de Engenharia Legal e Meio Ambiente buscaram identificar, dentre outras informações, a origem do fogo, o que causou o incêndio e se foi criminoso ou não, mas só daqui a um mês.

Na manhã desta quinta (8), a equipe dos Bombeiros retornou ao Morro por volta das 8h para verificar a situação sob melhor claridade, de acordo com o tenente-coronel Dinarte. 

“Vimos que ainda havia alguns focos de fumaça. Muitas vezes são tocos que estão queimando ou só soltando fumaça. Percebemos isso e acionamos as guarnições. Elas adentraram na área afetada e estão fazendo essa atuação final”, explica. 

“Onde tinha um tronco soltando fumaça estamos encharcando com água, pequenos focos que às vezes ficam em profundidade, debaixo de camadas de folhas e raízes. Então estamos nessa atuação final, no rescaldo, e no momento não tem nenhum sinal de fumaça”, informou o tenente-coronel no final da manhã.

Perícia sai em até 30 dias | Foto: Comunicação/Itep

Segundo o bombeiro, quando a equipe regressar da área de mata vai ser feita uma avaliação com troca de informações e os militares ainda devem continuar um período para verificar se surge algum novo ponto de fumaça. 

“Mas pelo tempo que estamos atuando, acredito que não deva retornar. É apenas a fase final mesmo”, pontua.

Segundo o tenente-coronel Dinarte, a possibilidade de ação humana não deve ser descartada, mas ele ressaltou que vai aguardar o resultado da perícia do Itep.

“O que podemos dizer é que é uma área que fica próximo de vias e não é tão difícil entrar nessa área”.

O incêndio

Ao iniciar na terça, as labaredas foram vistas à distância por moradores e pessoas que passavam pela praia de Ponta Negra. O Potiguar 1, helicóptero para operações de segurança pública, foi acionado para ajudar.

A operação foi realizada com o Helibalde (Bambi Bucket), um equipamento acoplado no gancho da aeronave que tem a função de captar água num ponto mais próximo possível e jogar a água no foco do incêndio. O equipamento tem capacidade de captar uma quantidade de até 545L. Ao todo, foram realizados 32 lançamentos.

Perícia sai em até 30 dias | Foto: Comunicação/Itep

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.