Casa da Ribeira abre inscrições para cursos de dança e escrita poética 
Natal, RN 26 de abr 2024

Casa da Ribeira abre inscrições para cursos de dança e escrita poética 

20 de março de 2024
4min
Casa da Ribeira abre inscrições para cursos de dança e escrita poética 
Inscrições vão até o dia (25) - Foto: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Casa da Ribeira está com inscrições abertas para cursos gratuitos da Escola de Criação, um núcleo educativo para artistas e não artistas. Os dois cursos abertos são o de Dança Contemporânea e Escrita Poética, que estarão disponíveis para inscrição até o dia (25). Ao todo, sete cursos serão ofertados neste ano, que juntos terão mais de 160 horas e contemplarão um grupo com cerca de 130 pessoas. 

O curso “Um Lugar de Partida - Dança Contemporânea e Processos Criativos”, vai de 1 a 5 de abril, com aulas presenciais na Casa da Ribeira, de segunda a sexta, das 14h às 18h; Já as aulas da oficina “Você ainda lembra? Oficina de Escrita Poética” vão de 22 a 26 de abril, também com aulas presenciais na Casa da Ribeira, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

As inscrições serão feitas exclusivamente on-line, através deste formulário.

Além disso, serão reservadas 50% das vagas para pessoas de baixa renda; estudantes de escolas públicas (também quem estudou o ensino médio em escolas públicas); moradores de bairros periféricos do entorno da Casa da Ribeira e cidades vizinhas; pessoas negras e ou indígenas; pessoas trans, travestis e não-binárias; faixa etária a partir dos 16 anos. O resultado estará disponível no dia 30 de março. Para mais informações, basta acessar as redes sociais da Casa da Ribeira: @casadaribeira

Casa da Ribeira quer trabalhar projetos voltados para LGBTQIAP+ e pessoas negras  

A Casa da Ribeira é um espaço independente de educação e cultura que fica na zona leste de Natal. O espaço foi inaugurado no dia 06 de março de 2001, tendo completado 23 anos este ano, e foi criado no centenário casarão n° 52 da Rua Frei Miguelinho, no mesmo bairro que a Casa leva em seu nome. Atualmente, a atriz, produtora e gestora cultural, Alessandra Augusta, assumiu a presidência do local. 

Alessandra conta que a Casa vem trabalhando com projetos voltados para pessoas negras e LGBTQ+ pensando na democratização do acesso à educação pela arte. “Projetos como a Escola de Criação são muito importantes para que alunos de escolas públicas, pessoas negras e pessoas LGBTQIA+ tenham mais acesso à cultura. Tenham mais acesso ao campo das artes. Possam entender outras perspectivas de trabalho dentro das artes cênicas e são convidadas a criar o tempo todo com a gente na Casa da Ribeira.”, pontuou. 

A Escola de Criação é um projeto que vem sendo construído há cerca de 2 anos. Os dois cursos que estão sendo ofertados, tem também como objetivo afirmar narrativas para pessoas LGBTS dentro do audiovisual, da sonorização e das artes cênicas. “É um projeto que traz um componente curricular e uma série de cursos voltados para processos criativos dentro das artes cênicas e audiovisual. E nós pretendemos trabalhar nesses dois cursos agora, com a dança contemporânea e a poesia, com a música na cena, com a percussão e também entender como é que funciona essa sonorização. Entender como é que se dá essas narrativas afirmativas para pessoas LGBTQIA+ dentro do audiovisual. Então, são cursos muito amplos e muito equipados.”, explicou a atriz. 

Outros cursos oferecidos ainda esse ano serão o  “Iniciação à Percussão e Sonorização - com Alessandro Saraiva e Nando Galdino” e o “Narrativas Afirmativas no Audiovisual- com Di Gatti ". 
Esses cursos são mais voltados para a escrita criativa, que são os laboratórios dramatúrgicos dentro da Escola de Criação. A gente vai trabalhar sobre as ideias, sobre uma espécie de letramento racial, dramaturgia documental, dramaturgia autoral, dramaturgia clássica. Vamos pensar esses modos de escrever dentro do teatro e das artes cênicas, dentro do universo, dentro do campo artístico.”, finalizou a diretora.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.