Após proposta do Governo, trabalhadores da saúde do RN aprovam fim da greve 
Natal, RN 26 de mai 2024

Após proposta do Governo, trabalhadores da saúde do RN aprovam fim da greve 

25 de abril de 2024
4min
Após proposta do Governo, trabalhadores da saúde do RN aprovam fim da greve 

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os servidores e servidoras da saúde do estado do Rio Grande do Norte (ativos e aposentados) se reuniram no auditório do sindicato dos Bancários para avaliar a greve que completou 23 dias nesta quinta-feira (25). Após a avaliação da nova proposta do governo, os servidores decidiram em ampla maioria encerrar a greve. A orientação do Sindsaúde/RN é de que os servidores e servidoras da saúde retornem aos seus locais de trabalho nesta sexta-feira (26).

"Mas o fim da greve não é o fim da luta!", diz o sindicato em texto publicado no site da categoria. "Foram 23 dias de muita luta e resistência. De acampamentos, atos, manifestações e de enfrentamentos nas mesas de negociação, até chegar a uma proposta (que não é a desejável defendida pelo sindicato), mas que na avaliação da categoria é uma proposta possível e que atende diversos pontos da pauta de reivindicações", analisa o texto.

Durante a assembleia, alguns servidores se manifestaram sobre o fim da paralisação: “Quem tá dentro das unidades e hospitais sabe que os ataques são todos os dias. Não vamos parar de lutar e continuarmos a nossa luta. Que é pra isso que nós estamos aqui”, desabafou Elisabeth, mais conhecida como Rainha, que é técnica de enfermagem do Walfredo Gurgel. 

Na reunião que ocorreu nesta quarta-feira (24) com o secretário de Administração, Pedro Lopes, foram apresentada às seguintes propostas: 

1º - REPOSIÇÃO SALARIAL A PARTIR DE 2025: 

Janeiro/2025 - 4,6% em janeiro de 2025;
Abril/2025 - De acordo com o cálculo da inflação de 2024;
Janeiro/2026 - Aumento de 2%;
Abril/2026 - Com base na inflação (IPCA) de 2025.

2º -  PARA SER IMPLANTADO EM 2024: 

MUDANÇA DE CARGA HORÁRIA -   O governo se comprometeu em realizar, ainda esse ano, o aumento da mudança de carga horária de 30 para 40h sendo 50% em 2024 e o restante para o próximo ano. 

PAGAMENTO DOS PASSIVOS O montante de R$ 8 Milhões referentes ao passivo de 2023 serão pagos a partir de junho deste ano, sendo dividido R$ 400 Milhões de junho/24 a outubro/24, e o restante será pago em novembro e dezembro. 

PISO DA ENFERMAGEM O Governo se comprometeu em abrir o diálogo com o Ministério da Saúde em Maio deste ano para a aplicação do Piso da Enfermagem para os servidores aposentados. 

3º - DEMAIS PONTOS PARA 2025:

SERVIDORES COM MAIS DE 30 ANOS Reenquadramento por tempo de serviço para servidores com mais de 30 anos, com um projeto de lei em 2024 e implementação em maio de 2025; 

PISO DA RADIOLOGIA - Equiparar o piso salarial da radiologia ao da enfermagem, com paridade e atualização para dois salários-mínimos em maio de 2025.

PLANTÕES EVENTUAIS - Haverá uma alteração legislativa para incluir o plantão eventual no cálculo da gratificação natalina, e os passivos de implantação até 2023 serão pagos em 2024, com parcelas mensais até outubro e o saldo em novembro e dezembro.

Para conferir os demais pontos que foram negociados, clique (aqui).

facebook sharing button

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.