A conta de luz vai ficar 8,08% mais cara no RN a partir de 22 de abril
Natal, RN 26 de mai 2024

A conta de luz vai ficar 8,08% mais cara no RN a partir de 22 de abril

17 de abril de 2024
2min
A conta de luz vai ficar 8,08% mais cara no RN a partir de 22 de abril

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A conta de luz vai ficar mais cara para os potiguares. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário nas contas de luz da Neoenergia Cosern. O aumento é de 8,08% para os clientes residenciais e rurais (categoria Baixa Tensão). É o dobro da inflação acumulada dos últimos 12 meses (3,93%). O novo valor passa a valer a partir da próxima segunda-feira (22).

Para os clientes de alta tensão, como indústrias ou consumidores maiores, o reajuste foi de 7,05% Os percentuais foram homologados em Reunião Pública Ordinária da ANEEL na terça-feira (16).

Os principais itens que influenciaram o índice de reajuste aprovado foram os gastos com pagamentos de encargos setoriais, os custos com transmissão de energia e os componentes financeiros. A Cosern tem 1,58 milhão de unidades consumidoras.

O aumento da tarifa média do Rio Grande do Norte (8,14%) foi o maior entre os quatro estados analisados na reunião da ANEEL. Em Sergipe o reajuste médio foi de 1,43%. Na Bahia, 1,62%. Já no Ceará aconteceu o inverso, redução média de 3,10% na tarifa de energia, justificada pela queda de mais de 8% nos custos com a compra de energia.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.