UFRN promove seminário sobre audiovisual nordestino
Natal, RN 26 de mai 2024

UFRN promove seminário sobre audiovisual nordestino

23 de abril de 2024
3min
UFRN promove seminário sobre audiovisual nordestino
Imagem: Reprodução/Decom UFRN.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O 2º Seminário de Condições do Audiovisual no Nordeste acontece até quinta-feira (25), e pode ser acessado por meio do canal do Youtube do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN). O evento oferece quatro conferências que discutem o cenário do audiovisual nordestino e o seu contexto de produção, e é uma iniciativa do Decom/UFRN com o Grupo de Estudos de Mídia (GEMINI) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM). A abertura aconteceu nesta segunda (22), mas o primeiro seminário ocorre nesta terça (23). Confira mais abaixo a programação completa.

Entre os tópicos discutidos, estão as questões empíricas e os aspectos estéticos e figurativos da produção audiovisual, abordando tópicos sobre políticas públicas, formação profissional e disponibilidade técnica. O Seminário debate, também, a renovação de abordagens práticas e narrativas, impulsionadas pela força das plataformas digitais e do alto desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, produtos audiovisuais do ativismo social são significativos e detentores de influência.

A programação conta com a participação dos cineastas Joaquim Haickel, Valderi Duarte e Leonardo Mouramateus. Além disso, participam ainda Jorge Saldanha, editor de som; o pesquisador Nelson Marques; Denilson Santana, diretor da Bienal do Sertão de Artes Visuais; Guilherme Farkas, curador de mostras sobre o som no audiovisual contemporâneo; o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar; e Jô Mazzarollo, ex-editora de jornalismo da Globo Nordeste. 

O evento é organizado por Sebastião Guilherme Albano, Hélder Nóbrega, Veruza Ferreira, Dezwith Alves de Barros e Dickson Tavares, todos pesquisadores vinculados ao Decom/UFRN. Para Sebastião, o Seminário proporciona uma integração a partir das experiências transmitidas pelos convidados e contribui para um maior conhecimento do audiovisual nordestino.

Programação

Segunda-feira (22/04), 18h – Abertura: Condições Materiais de Produção Audiovisual: política, história e estética. Palestrante – Jorge Saldanha.

Terça-feira (23/04), 17h – Seminário 1: Trajetória da Formação Profissional e do Arquivamento do Audiovisual no Nordeste: logística e políticas públicas para a promoção do setor no Nordeste. Palestrantes – Joaquim Haickel e Nelson Marques.

Quarta-feira (24/04), 17h – Seminário 2: As transformações tecnológicas e sua incidência na curadoria, produção, distribuição e exibição das peças audiovisuais do e no Nordeste. Palestrantes – Denílson Santana, Lúcio Vilar e Valderi Duarte.

Quinta-feira (25/04), 17h – Seminário 3: Limites para a caracterização do audiovisual nordestino e momentos decisivos de sua inserção nacional. Palestrantes – Guilherme Farkas, Jô Mazzarollo e Leonardo Moura Mateus.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.