UFRN promove seminário sobre audiovisual nordestino
Natal, RN 3 de mai 2024

UFRN promove seminário sobre audiovisual nordestino

23 de abril de 2024
3min
UFRN promove seminário sobre audiovisual nordestino
Imagem: Reprodução/Decom UFRN.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O 2º Seminário de Condições do Audiovisual no Nordeste acontece até quinta-feira (25), e pode ser acessado por meio do canal do Youtube do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN). O evento oferece quatro conferências que discutem o cenário do audiovisual nordestino e o seu contexto de produção, e é uma iniciativa do Decom/UFRN com o Grupo de Estudos de Mídia (GEMINI) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM). A abertura aconteceu nesta segunda (22), mas o primeiro seminário ocorre nesta terça (23). Confira mais abaixo a programação completa.

Entre os tópicos discutidos, estão as questões empíricas e os aspectos estéticos e figurativos da produção audiovisual, abordando tópicos sobre políticas públicas, formação profissional e disponibilidade técnica. O Seminário debate, também, a renovação de abordagens práticas e narrativas, impulsionadas pela força das plataformas digitais e do alto desenvolvimento tecnológico. Nesse sentido, produtos audiovisuais do ativismo social são significativos e detentores de influência.

A programação conta com a participação dos cineastas Joaquim Haickel, Valderi Duarte e Leonardo Mouramateus. Além disso, participam ainda Jorge Saldanha, editor de som; o pesquisador Nelson Marques; Denilson Santana, diretor da Bienal do Sertão de Artes Visuais; Guilherme Farkas, curador de mostras sobre o som no audiovisual contemporâneo; o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Lúcio Vilar; e Jô Mazzarollo, ex-editora de jornalismo da Globo Nordeste. 

O evento é organizado por Sebastião Guilherme Albano, Hélder Nóbrega, Veruza Ferreira, Dezwith Alves de Barros e Dickson Tavares, todos pesquisadores vinculados ao Decom/UFRN. Para Sebastião, o Seminário proporciona uma integração a partir das experiências transmitidas pelos convidados e contribui para um maior conhecimento do audiovisual nordestino.

Programação

Segunda-feira (22/04), 18h – Abertura: Condições Materiais de Produção Audiovisual: política, história e estética. Palestrante – Jorge Saldanha.

Terça-feira (23/04), 17h – Seminário 1: Trajetória da Formação Profissional e do Arquivamento do Audiovisual no Nordeste: logística e políticas públicas para a promoção do setor no Nordeste. Palestrantes – Joaquim Haickel e Nelson Marques.

Quarta-feira (24/04), 17h – Seminário 2: As transformações tecnológicas e sua incidência na curadoria, produção, distribuição e exibição das peças audiovisuais do e no Nordeste. Palestrantes – Denílson Santana, Lúcio Vilar e Valderi Duarte.

Quinta-feira (25/04), 17h – Seminário 3: Limites para a caracterização do audiovisual nordestino e momentos decisivos de sua inserção nacional. Palestrantes – Guilherme Farkas, Jô Mazzarollo e Leonardo Moura Mateus.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.