Sem explicar motivo, vereador do PSDB propõe combater “erotização infantil” nas escolas de Natal
Natal, RN 30 de abr 2024

Sem explicar motivo, vereador do PSDB propõe combater “erotização infantil” nas escolas de Natal

27 de junho de 2022
3min
Sem explicar motivo, vereador do PSDB propõe combater “erotização infantil” nas escolas de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com definição pouco esclarecedora do que é “erotização infantil”, o vereador de Natal Kleber Fernandes (PSDB) apresentou projeto de lei para obrigar escolas da rede municipal a adotarem medidas contra essa prática.

O texto da matéria considera erotização infantil a “exposição prematura de conteúdos, estímulos e comportamentos a indivíduos e crianças que ainda não têm maturidade suficiente para compreensão e elaboração de tais ações”. No entanto, não dá exemplos, deixando dúvida se isso inclui ações de educação sexual.

Questionado, o vereador informou, por meio de sua assessoria, que a regulamentação ficará sob a responsabilidade das equipes técnicas e pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação, que terá um prazo de 90 dias para fazer isso, caso a matéria seja sancionada.

“É importante ressaltar que não estamos dizendo o que deve ou não ser abordado em termos de conteúdo da grade curricular, apenas pontuando que deve ser observada a preservação de conteúdos que não estimulem a erotização de forma precoce, nos mais diversos âmbitos de socialização. Por isso mesmo, o projeto também prevê ações educativas com os pais, para que esse cuidado se estenda ao ambiente familiar, contribuindo para evitar situações de abuso ou exploração sexual infantil”, justificou.

O projeto coloca entre os objetivos “orientar os envolvidos em situação de erotização precoce, visando à recuperação da atuação comportamental, o pleno desenvolvimento e a convivência harmônica no ambiente social”.

A matéria foi apreciada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal no dia 20 deste mês e segue para votação em plenário.

Influência

Esse tipo de proposta tem sido replicada por políticos da direita em outras casas legislativas do país. Algumas também sem exemplificar medidas, como a que foi aprovada, em maio, em Camboriú (SC), com autoria do vereador Ewerson Umbelino (PL).

Outras citam elementos como “dança ou manifestações culturais cujo conteúdo ou movimentos sujeitem a criança e adolescente à exposição sexual”. É o caso da lei de iniciativa de Dylan Dantas (PSC), de Sorocaba (SP).

A medida proíbe ainda a realização (com efetiva participação ou simples presença de crianças e adolescentes) de exposições de arte cujo conteúdo seja “pornográfico, erótico ou obsceno”. Assim o vereador qualifica qualquer conteúdo que veicule imagens ou objetos que mostrem seminudez ou nudez, o que remonta à performance “La Bête”, do artista Wagner Schwartz, no Museu de Arte Moderna (MAM), em setembro de 2017.

Uma criança de aproximadamente quatro anos e sua mãe tocaram no pé do homem que estava nu. A obra não tinha conotação erótica, mas gerou revolta de representantes da direita que assistiram à cena em vídeo que viralizou na internet.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.