Lançamento de novo livro de Lilia Moritz Schwarcz ocorre nesta quarta (10) no auditório da Reitoria da UFRN
Natal, RN 8 de mai 2024

Lançamento de novo livro de Lilia Moritz Schwarcz ocorre nesta quarta (10) no auditório da Reitoria da UFRN

8 de agosto de 2022
3min
Lançamento de novo livro de Lilia Moritz Schwarcz ocorre nesta quarta (10) no auditório da Reitoria da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar
Com o objetivo de fomentar as discussões historiográficas a respeito do processo de independência Brasileiro, o Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, elaborou o ciclo de conferências do Bicentenário da Independência do Brasil.
A programação do evento conta com sete conferências, que já receberam grandes nomes da historiografia Brasileira como, Miriam Dolhnikoff e João Paulo Pimenta. Na quarta-feira (10), às 19h, no Auditório da Reitoria/UFRN, a edição contará com a Professora da Universidade de São Paulo, Lilia Moritz Schwarcz, que na ocasião lançará o seu livro O Sequestro da Independência (Companhia das Letras, 2022).
Um sequestro continuo
Um passado que jamais existiu é o tema do mais novo livro da Antropóloga e Historiadora, Lilia Moritz Schwarcz. Segundo a sua apresentação oficial, O Sequestro da Independência, publicado neste ano, é o resultado de uma extensa pesquisa imagética a respeito do percurso histórico que contribuiu para silenciar outras narrativas possíveis para a Independência, suscitando o que os autores chamam de “uma política de sequestros”.
Para além de O Sequestro da Independência, a vasta obra da premiada pesquisadora Lilia Moritz Schwarcz se propõe a reconstituir a história Brasileira sem floreios. No programa Roda Viva, exibido em comemoração aos 198 anos da Independência do Brasil, ela resgatou a importância de rever a narrativa Europeia, masculina e imperial em torno do acontecimento. “O ciclo da independência não está cumprido, nós ainda carregamos resquícios de um Brasil colonial”. Defendeu Lilia.
Durante o seu percurso profissional como Antropóloga, Historiadora e professora da Universidade de São Paulo – USP, Lilia produziu títulos premiados Nacional e Internacionalmente, como o Retrato em Branco e Negro (Companhia das Letras, 2017) (prêmio APCA), um resgate da maneira que o negro, ex-escravizado e excluso da sociedade, era visto pela elite branca da cidade de São Paulo entre 1870 e 1890. Desde então, a sua obra a colocou como uma das maiores estudiosas do Brasil do século XIX.
Serviço:
Lançamento do livro O Sequestro da Independência de Lilia Moritz Schwarcz
Local: Auditório da Reitoria/UFRN
Data e horário: quarta-feira (10), às 19h.
O livro
O Sequestro da Independência de Lilia Moritz Schwarcz está disponível na Livraria Cooperativa Cultural e no seu lançamento, juntamente aos seguintes títulos da autora: A Bailarina da Morte: a Gripe Espanhola no Brasil (Companhia das Letras, 2020); As Barbas do Imperador (Companhia das Letras, 1998); Brasil: uma Biografia (Companhia das Letras, 2015); O Circo do Amanhã (Companhia das Letrinhas, 2014); Crise Colonial e Independência: 1808 A 1830 (Objetiva, 2011); D. João Carioca (Quadrinhos da Cia, 2007); De Olho em D. Pedro II (Claro Enigma, 2009); Dicionário da Escravidão e Liberdade (Companhia das Letras, 2018); Dicionário da República (Companhia das Letras, 2019); Enciclopédia Negra (Companhia das Letras, 2019); O Espetáculo das Raças (Companhia das Letras, 1993); O Império em Procissão (Zahar, 2000); Lima Barreto: triste Visionário (Companhia das Letras, 2017); Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira (Claro Enigma, 2013); Reinações de Monteiro Lobato (Companhia das Letrinhas, 2019); Sobre o Autoritarismo Brasileiro (Companhia das Letras, 2019);  Uma Amizade (im)Possível (Companhia das Letrinhas, 2014).
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.