Eleições 2022: três ocorrências de transporte irregular de eleitores são registradas no RN
Natal, RN 30 de abr 2024

Eleições 2022: três ocorrências de transporte irregular de eleitores são registradas no RN

2 de outubro de 2022
3min
Eleições 2022: três ocorrências de transporte irregular de eleitores são registradas no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Durante as eleições, é proibido o fornecimento de transporte a pessoas com finalidade eleitoral. No Rio Grande do Norte, até as 16h deste domingo (2), três ocorrências desse tipo foram registradas. No sábado (1º), foram dois registros, de Jandaíra para Parnamirim e de Natal para Várzea. No dia da votação, outro homem foi preso, em Jardim do Seridó/RN, no Km 55 da BR 427, às 15h30.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor do de um Celta confessou que desde as primeiras horas da manhã fazia transporte de pessoas para votarem, por determinação de um candidato a deputado federal. O carro estava com adesivo de Iron Júnior (MDB) e Nelter Queiroz (PSDB). Informou, ainda, que havia recebido dinheiro e a listagem das pessoas que deveriam ser transportadas para votarem.

Outras ocorrências

Segundo o Boletim Eleições 2022 nº 4, do TER-RN, publicado às 16h, o registro das ocorrências policiais das Eleições 2022 no Rio Grande do Norte vem sendo feito pelas forças de Segurança Pública desde a noite do dia 30 de setembro, quando no município de Caiçara do Rio dos Ventos foram apreendidos R$8.615,00 (oito mil seiscentos e quinze reais) em espécie.

Esse valor estava sendo distribuído a eleitores da região juntamente com "santinhos" de candidatos, caracterizando suspeita de captação ilícita de sufrágio, mais conhecida como "compra de votos".

No domingo, houve pela manhã a prisão em flagrante de um eleitor que fazia boca de urna na Escola Municipal de Pitombeiras, em Goianinha, e de um outro que operava propaganda eleitoral irregular numa via pública do município de Várzea.

Urnas

Foram registradas até o momento 105 ocorrências operacionais nas eleições do Rio Grande do Norte. Entre estas, estão computadas a substituição de 49 urnas eletrônicas, 8 recargas, 30 inicializações, 2 troca de bobina e 5 trocas de mídia de votação, além de 12 outras soluções não específicas.

Os problemas detectados que motivaram as soluções em geral foram: 62 falhas de funcionamento de hardware, 6 de bateria, 14 do terminal do eleitor, 8 de biometria, 9 relacionadas ao terminal do mesário e 2 de impressora, além de 2 registro de data/hora e 3 motivos considerados "diversos".

Até as 14h, portanto, os problemas de urna eletrônica identificados somaram 1,36%, dentro das estatísticas de normalidade do processo de votação projetadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.