Coletivos de mídia do RN criam bazar para cobrir julgamento do Lula dia 24
Natal, RN 24 de jul 2024

Coletivos de mídia do RN criam bazar para cobrir julgamento do Lula dia 24

8 de janeiro de 2018
Coletivos de mídia do RN criam bazar para cobrir julgamento do Lula dia 24

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Coletivos de mídia independente do RN promovem o Bazar da Resistência na próxima sexta-feira (12), a partir das 19h, no Espaço Cultural Acabou Chorare. Na ocasião haverá um show imperdível do grupo Opereta das Flores, nova banda das eternas cantoras Terezinha de Jesus e Odaíres. O bazar vem recebendo doações de livros, discos e outros itens. O objetivo do evento é levantar recursos para financiar a cobertura in loco do julgamento do ex-presidente Lula, em Porto Alegre (RS). A expectativa é levar midiaativistas da agência Saiba Mais, do Mídia Ninja RN, do Coletivo Arretadas e do programa Mortadela ou Caviar?. A campanha de financiamento começou no final de dezembro. A meta é arrecadar R$ 14,5 mil para custear passagens aéreas, hospedagem e alimentação dos comunicadores. Comitês pela Democracia e em defesa de Lula ser candidato às eleições de outubro estão sendo lançados em todo o país.

O julgamento do ex-presidente Lula está marcado para o dia 24 de janeiro, mas já existe uma extensa programação marcada para acontecer alguns dias antes da audiência no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com seminários e eventos em solidariedade à principal liderança popular do país.

O processo se refere ao polêmico caso do tríplex do Guarujá. Embora a sentença do juiz Sérgio Moro não tenha apresentado uma prova factual de que o imóvel pertence a Lula, o ex-presidente foi condenado a 9 anos e meio de prisão.

O caso ganhou repercussão internacional em razão da fragilidade jurídica da decisão e das contradições da sentença. Lula vem recebendo apoio de personalidades fora e dentro do país. Não por coincidência, após a sentença o ex-presidente ampliou a vantagem para os demais concorrentes na disputa eleitoral de 2018. E mesmo que o TRF4 confirme a decisão de Moro, a defesa já avisou que vai recorrer a instâncias superiores para garantir a presença da principal liderança petista entre os candidatos ao Palácio do Planalto em 2018.

Bazar

 O Bazar da Resistência vai vender livros, discos, camisetas e outras peças doadas por simpatizantes da causa. O Espaço Cultural Acabou Chorare também vai disponibilizar uma percentagem do tira-gosto Frango à Passarinho para ajudar nos custos da viagem. A banda Opereta das Flores também decidiu doar parte do cachê para a viagem. Uma conta no Banco do Brasil está sendo disponibilizada para doações.

Banda Opereta das Flores traz as irmãs Odaíres e Terezinha de Jesus, ícones da música do Rio Grande do Norte nos anos 1970

CONHEÇA UM POUCO MAIS DOS COLETIVOS QUE IRÃO A PORTO ALEGRE

Agência Saiba Mais

Fundada em 31 de agosto de 2017 por um grupo de jornalistas e profissionais da comunicação com experiência em redação e na militância dos movimentos sociais, a Saiba Mais é a primeira agência de reportagem do Estado com foco na defesa dos Direitos Humanos, da Democracia e das Liberdades Individuais. Tem como eixos principais a democracia, transparência, cidadania e cultura. Equipe: Rafael Duarte (editor e repórter), Iano Flávio (editor e revisor), Vlademir Alexandre (editor de imagens), João Victor Leal (mídias sociais e repórter), Fabiana Bagdonas (fotógrafa), Nicole Tinôco (mídias sociais), e Aruan Thiele (estagiário). Site: www.saibamais.jor.br. Mídias sociais: @saibamaisjor (facebook, twitter e instagram)

Mídia Ninja RN

Coletivo de mídia engajada a movimentos estudantis, sindicais, sociais, de trabalhadores, de causas ambientais e de direito à cidade, de direitos dos trabalhadores, em defesa da democracia. Trabalha por uma mídia livre, pelo fim da concentração da mídia e pela pluralidade de informações na sociedade. Equipe: Márcia Mello, Celinna Carvalho e Idyane França.

Coletivo Arretadas

O Arretadas é o primeiro coletivo de comunicação formado só por mulheres no Rio Grande do Norte. Fundado em novembro de 2017, a partir do Mídia Ninja RN, é formado por três jornalistas/publicitárias. Após a experiência no Mídia Ninja RN, as midiativistas sentiram a necessidade de ter uma mídia local para tratar da pauta feminina. O site do coletivo Arretadas está em construção. As mídias sociais serão fluxo de notícias, divulgação de pautas e campanhas presencialmente de interesse das mulheres. A ideia surgiu em junho e foi efetivada em agosto. O coletivo está em fase de final de planejamento.

Mortadela ou caviar ?

Programa semanal de entrevistas divulgado via facebook produzido pelos médicos progressistas Petrônio Spinelli e Alexandre Motta. Em debate, pautas da política nacional e local, a partir de uma visão de esquerda progressista.

COMO CONTRIBUIR

Para financiar a mídia independente na cobertura do julgamento de Lula no TRF4, em Porto Alegre (RS), envie sua contribuição para:

Dados Bancários

Banco do Brasil

Agência: 1668-3

Conta Poupança: 17545-5 variação 51

Marcia Alves de Mello e Silva

CPF: 009949584-80

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.