DEMOCRACIA

Prefeitura debate plano diretor com Ongs e movimentos populares nesta terça

A prefeitura de Natal inicia nesta terça-feira (27) a segunda etapa da revisão do Plano Diretor de Natal. As reuniões serão segmentadas com parcelas da sociedade civil. O processo está sendo conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A primeira reunião terá a participação de Organizações Não Governamentais (ONG’s) e Movimentos Populares. O encontro é aberto à população que se encaixa neste perfil e será a partir das 8h, no auditório da Faculdade Estácio, do Alecrim.

A última revisão do Plano Diretor de Natal ocorreu em 2007 e ficou marcada pela operação Impacto, na qual 11 vereadores foram condenados por negociarem a aprovação de emendas ao projeto com empresários do setor da construção civil.

A nova etapa do PDN foi batizada de “Ler a Cidade” e envolve a Leitura Técnica e Comunitária de Natal, processos independentes, mas realizados no mesmo período, onde serão abordados os principais problemas existentes, as potencialidades e as questões prioritárias que serão consideradas e enfrentadas na formulação das propostas que servirão de base para elaborar a Minuta da Revisão do Plano.

Neste momento, serão apresentados aos participantes todas as fases do processo, desde a finalidade e seus objetivos, passando pelo processo de revisão, suas etapas, a estrutura organizacional, na formação dos grupos e de como se dará a participação da sociedade; bem como a metodologia e o regimento próprio das oficinas, momento em que a comunidade tem acesso à Leitura Técnica preliminar que fornece aos participantes as informações trabalhadas pela Prefeitura sobre cada Região Administrativa a ser abordada.

Essa é a oportunidade de cada pessoa expor os problemas e potencialidades da cidade ou comunidade.

Nos próximos dias 03 e 10 de setembro a prefeitura vai ouvir o segmento empresarial e de entidades profissionais, respectivamente. Um encontro entre prefeitura e instituições de ensino encerra essa etapa dia 17 de setembro.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo