O senador da República Jean-Paul Prates (PT-RN) foi eleito um dos melhores e mais atuantes parlamentares do país. Na solenidade de entrega do prêmio Congresso em Foco, ele foi premiado na categoria especial Valorização dos Bancos Públicos e apareceu como o político da bancada do Rio Grande do Norte mais bem votado pelos jornalistas que cobrem o legislativo (5 votos) e também no júri popular, sendo o 7º senador mais votado do país, com 7.492 votos.
Prates herdou o mandato da ex-senadora e atual governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) e está no primeiro ano de mandato.
Para o senador, os resultados da premiação são estímulos para continuar lutando em defesa da democracia e das empresas públicas, como a Petrobras, Correios e Eletrobrás. Mês passado, o governo Jair Bolsonaro anunciou uma lista de estatais brasileiras que iniciarão o processo de privatização. O pacote inclui o Correios, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a Eletrobrás, a Casa da Moeda Telebras, o Serpro e a Dataprev.
“Os resultados de hoje mostram que, nesse primeiro ano de mandato, estamos no rumo certo: na defesa da democracia, do Brasil, do Rio Grande do Norte e, claro, das nossas estatais. Vamos continuar lutando e fazendo política com dignidade e compromisso”, disse.



Dos demais senadores do Rio Grande do Norte, Styvenson Valentim (Podemos) obteve 1.364 votos dos internautas, enquanto Zenaide Maia (PTC) foi votada por 1.165 pessoas.
Apenas Jean-Paul Prates e Zenaide Maia receberam votos dos jornalistas, 5 e 4, respectivamente.
Deputados
A bancada de deputados do Rio Grande do Norte não ficou bem posicionada na votação. No júri popular, o mais bem colocado foi o general Girão (PSL), na 47ª posição, com 1.528 votos. Na sequência aparece a deputada Natália Bonavides (PT), em 51º, com 1.397 votos. Os dois polarizaram a disputa em nível estadual bem à frente dos demais parlamentares. O 3º colocado, por exemplo, foi o deputado Rafael Motta, com 357 votos.
Apenas Fábio Faria (PSD) e Natália Bonavides (PT) receberam votos do júri composto pelos jornalistas que cobrem o Congresso.
Votação nacional
A deputada federal Tábata Amaral (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB) foram eleitas pelo júri oficial do Congresso em Foco as duas parlamentares do ano em suas respectivas casas legislativas. Já o júri formado por jornalistas escolheu o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) e Paulo Paim (PT-RS). Na votação do júri popular, deu dobradinha do PSL: a deputada Carla Zambelli (PSL) e o senador major Olímpio foram os mais votados pelo público.