Fotógrafas potiguares lançam coletivo com primeira exposição no Mercado Petrópolis
Natal, RN 26 de mai 2024

Fotógrafas potiguares lançam coletivo com primeira exposição no Mercado Petrópolis

9 de março de 2022
3min
Fotógrafas potiguares lançam coletivo com primeira exposição no Mercado Petrópolis

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As fotógrafas Meysa Medeiros, Laíne Paiva, Jéssica Bitencourt e Stephanie Bittencourt estão reunidas no Coletivo Fotográfico Militana, com o objetivo de desenvolver projetos que fortaleçam a fotografia de profissionais mulheres do estado do Rio Grande do Norte.

A primeira exposição do grupo será aberta às 10h da próxima sexta-feira (11), no espaço aberto da Galeria João Maria Alves, Mercado de Petrópolis. O universo das mulheres une os quatro ensaios realizados pelas profissionais, que juntas selecionaram 20 imagens. A entrada é aberta ao público e gratuita.

A mostra permanece aberta à visitação por tempo indeterminado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Foto: Meysa Medeiros

“Nosso objetivo é começar com ações envolvendo a fotografia feminina do estado, convidando outras fotógrafas para projetos variados: exposições, mostras, oficinas com jovens do gênero feminino. A exposição de sexta é apenas um pontapé inicial para essas ações”, comentou Meysa Medeiros, ao destacar que a ideia das primeiras integrantes é antiga.

“Sempre ouvimos histórias de como é difícil ser uma fotógrafa mulher em um universo tão masculino. Eu digo que tive muita sorte em ser acolhida pelos meus amigos, mas sabemos que nem todo mundo tem essa chance. Digo isso porque já faço parte de um Coletivo aqui em Natal chamado Coletivo DaFoto!, que tem o objetivo parecido, de integrar todos em projetos como livros, feiras, exposições e produções audiovisuais. Sou a única mulher”, conta, completando que sentia falta de um grupo totalmente feminino.

Foto: Stephanie Bitencourt

Homenagem

O nome do coletivo se refere a uma das personagens mais importantes da história do Rio Grande do Norte e que tem relevância nacional: Militana Salustino do Nascimento. Dona Militana foi uma cantora, romanceira e contadora de histórias nascida em São Gonçalo do Amarante nos anos 20. Na década de 90, recebeu reconhecimento e projeção, com o apadrinhamento e divulgação do folclorista Deífilo Gurgel.

O coletivo de fotografia escolheu o mês de março para seu lançamento, porque além da luta internacional das mulheres, é o mês do aniversário da Dona Militana, nascida no dia 19.

Foto: Laíne Paiva

Exposição de lançamento do Coletivo Militana
Lugar: Mercado Cultural de Petrópolis (Av. Hermes da Fonseca, 804)
Data: a partir do dia 11 de março (sexta-feira)
Entrada: aberta ao público

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.