Famílias de pacientes com autismo programam apitaço em frente à Unimed
Natal, RN 26 de abr 2024

Famílias de pacientes com autismo programam apitaço em frente à Unimed

11 de abril de 2022
2min
Famílias de pacientes com autismo programam apitaço em frente à Unimed

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vão responder às recentes restrições impostas pela Unimed Natal com muito barulho. O “Apitaço do TEA” está marcado para as 9h da próxima quinta-feira (14) em frente à central de atendimento da Unimed, na Rua Apodi, Cidade Alta.

No mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul, as clínicas conveniadas com a operadora anunciaram uma mudança: clientes da Unimed Natal com autismo inseridos nas intervenções ABA (Análise Comportamental Aplicada ou Applied Behavior Analysis) e Denver não terão mais acesso a essas terapias fora das unidades de saúde, em casa ou na escola.

As duas modalidades terapêuticas buscam aumentar os “comportamentos esperados”, como a comunicação e a socialização e a reduzir os “comportamentos indesejados”, como birras, choros e estereotipias. Tanto a ABA quanto o método Denver são recomendados também para ambientes naturais (casa e escola).

De acordo com a operadora de saúde, a mudança está prevista na legislação e os tratamentos continuam sendo realizados normalmente, porém, em uma das dez clínicas credenciadas em Natal, Mossoró ou Caicó. Em nota, a assessoria do plano de saúde informou que “a Unimed Natal assegura amplo acesso às terapias de reabilitação especializadas e multidisciplinares previstas no Rol da ANS [Agência Nacional de Saúde Suplementar] que, devem ser ofertadas exclusivamente nos estabelecimentos de saúde, uma vez que, a legislação da Saúde Suplementar (Lei nº 9.656/98) e o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (atualmente estabelecido pela RN nº 465) não preveem a cobertura assistencial em ambiente escolar e domiciliar”.

Paralelo a essa medida, foi criado o Núcleo de Terapias Especiais (NTE), na Central de Atendimento, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h. O grupo de trabalho acolhe de maneira personalizada os familiares e beneficiários com transtornos do neurodesenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndromes genéticas.

SAIBA MAIS: Em mês de conscientização, Unimed Natal suspende atendimento domiciliar e escolar de tratamento para autismo

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.