CIDADANIA

Saúde tem cura: Filme de Sílvio Tendler sobre o SUS será exibido na Cervejaria Resistência

O documentário Saúde tem cura, do cineasta Sílvio Tendler, será exibido nesta quarta-feira (29), na Cervejaria Resistência, em Ponta Negra. A sessão começa às 19h, com entrada gratuita.

Após a exibição do filme haverá um bate-papo entre profissionais da saúde do Rio Grande do Norte. A sessão é uma parceria entre os Comitês Populares de Luta da Resistência e da Saúde.

Saúde tem cura foi rodado durante a pandemia pela equipe de Tendler em parceria com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e com o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes)

O documentário, que tem aproximadamente 1 hora e meia de duração, faz uma defesa contundente do SUS, único sistema de saúde do mundo que atende a mais de 190 milhões de pessoas gratuitamente.

O documentário mostra como era o Brasil antes do SUS – quando o acesso à saúde tinha um viés elitista baseado em privilégios. E compara com a atualidade – um sistema público, universal e gratuito presente em mais de 5 mil municípios, com atendimento do básico ao complexo, urgências e emergências, produção de vacinas e medicamentos, pesquisas, hospitais universitários, ações educativas, vigilância sanitária e epidemiológica.

Sílvio Tendler é um dos mais respeitados documentaristas do Brasil com mais de 70 filmes rodados. É conhecido como “o cineasta dos sonhos interrompidos”, epíteto que ganhou por contar histórias de personagens importantes da trajetória brasileira, como Juscelino Kubitscheck, João Goulart, Carlos Mariguella, Josué de Castro, Gláuber Rocha, entre outros.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo