RN terá primeiro polo de produção da Shein da América Latina
Natal, RN 24 de abr 2024

RN terá primeiro polo de produção da Shein da América Latina

29 de junho de 2023
3min
RN terá primeiro polo de produção da Shein da América Latina

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Shein chega à América Latina pelo Rio Grande do Norte. A partir de julho, a fábrica Coteminas começa a produzir peças de roupas que serão vendidas pela empresa chinesa de e-commerce. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) em reunião do presidente Lula (PT) com a governadora Fátima Bezerra (PT), o diretor-presidente da Coteminas, Josué Gomes, e o presidente do Conselho para a América Latina da Shein, Marcelo Claure, no Palácio do Planalto.

Também participaram do encontro os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, ambos do PT.

"Viemos aqui com a governadora Fátima porque estaremos começando agora em no mês de julho a produção de peças do vestuário para o mercado doméstico nacional, brasileiro, e para toda a região através do Rio Grande do Norte", disse Gomes, que também é presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Entre os principais itens a serem produzidos estão peças em jeans e malhas de algodão. O Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo e exporta, inclusive para a China.

O projeto-piloto, que vai firmar as parcerias comerciais com dois mil fabricantes brasileiros e prevê gerar 100 mil novos empregos nos próximos três anos. A produção começa na unidade da Contaminas, em Macaíba, Região Metropolitana de Natal, e se estende com as oficinas de costura para o interior do estado. Os principais municípios que vão atuar nesse projeto estão localizados na região do semiárido nordestino, especialmente o Seridó.

“Importante destacar o aspecto da interiorização do emprego. Significa mais cidadania e mais oportunidades de emprego para as diversas regiões do estado. E é assim que está desenhado nosso programa de incentivos fiscais. Quanto mais o emprego vai para o interior, maior o incentivo que ele vai receber”, destacou a governadora Fátima Bezerra. "É uma alegria imensa ver o projeto começar no nosso estado".

Encontro foi realizado nesta quinta-feira, no Palácio do Planalto | Foto: Ricardo Stuckert

Confiante do sucesso da parceria entre Shein e Coteminas, a chefe do Executivo estadual apontou a expertise que o Rio Grande do Norte tem nessa área. “Esse programa de interiorização de emprego no setor da indústria têxtil vai completar 10 anos e se realiza através das oficinas de costura”, afirmou a governadora.

A Shein promete investir R$ 750 milhões para aumentar a competitividade da indústria têxtil no Brasil. “O primeiro estado que estamos fazendo parceria no Brasil é o Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente da varejista na América Latina, Marcelo Claure.

“Os cálculos iniciais de custos que fizemos apontam que os produtos serão muito competitivos. Acreditamos também na qualidade, graças à mão de obra qualificada que temos no Rio Grande do Norte”, avaliou Josué Alencar.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.