Saraiva fecha loja no Midway Mall sem anúncio
Natal, RN 18 de jun 2024

Saraiva fecha loja no Midway Mall sem anúncio

26 de junho de 2023
3min
Saraiva fecha loja no Midway Mall sem anúncio

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Menos uma livraria. O último dia de funcionamento da Saraiva, há 12 anos no Midway Mall, em Natal-RN, foi no domingo (25). O fechamento não foi anunciado nem pela loja nem pelo shopping, que, por meio de assessoria de imprensa, informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Clientes e até uma importante parceira ficaram sem aviso prévio. O café Balzac, que funcionava no interior da livraria há cinco anos, confirmou que recebeu comunicado no dia anterior ao fechamento. Na tarde desta segunda-feira (26), os funcionários deram expediente interno encaixotando coisas para entregar o espaço, que ficava no piso superior da livraria.

"Não sabemos ainda se será um até breve ou um encerramento definitivo de ciclo e de história, mas a luta continua e o amor pela cafeteria permanecerá em nós, carregando nossas energias diariamente.", diz nota de esclarecimento publicada pelo café.

O Balzac ocupava o lugar no Genot Café, que durante 13 anos (desde a inauguração do Midway) também ofereceu bebidas e lanches aos leitores, inicialmente da Siciliano, comprada pela Saraiva.

A rede de livrarias foi procurada pela Agência Saiba Mais, por meio do atendimento virtual no site e via e-mail, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Com o fechamento da unidade em Natal, a rede deixa de vez o Nordeste, mantendo 14 lojas distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

A empresa passa por Recuperação Judicial desde novembro de 2018. Relatório de março revela que ao final do primeiro trimestre de 2023 existiam 31 lojas, além do e-commerce. O texto da administração explica o cenário.

“Em meio a uma combinação de fatores no cenário macroeconômico de alta de preços, como reflexo da pressão inflacionária e da taxa de juros elevada; de famílias brasileiras endividadas e com poder de compra reduzido; e escassez de crédito, a Saraiva enfrenta cenário desafiador de manter suas operações e o pagamento de sua dívida.”

A empresa menciona ainda a “complexidade dos desafios”, principalmente, “do cenário peculiar do mercado editorial no país”, mas se compromete a “identificar formas de garantir a manutenção da atividade operacional, o cumprimento do Plano de Recuperação Judicial e a consequente continuidade operacional e sustentabilidade do negócio”.

Com uma história que remonta a 1914, a Saraiva é uma empresa brasileira com tradição nos mercados editorial e varejista de livros. Iniciando como uma pequena livraria de livros usados, especializada em literatura jurídica, a empresa expandiu suas atividades para a edição de livros didáticos, literatura geral e outras áreas. Ao longo dos anos, a Saraiva se estabeleceu com uma rede de lojas físicas e plataforma online. Após ajustes operacionais, a Saraiva se concentrou exclusivamente no varejo.

Mas o Brasil tem cada vez menos livrarias e, em Natal, poucas resistem. A Leitura continua no Natal Shopping e Partage Norte Shopping, que também conta com a L Cultural. O campus da UFRN abriga a Cooperativa Universitária e a Fundação José Augusto, a Livraria Manimbu. No Praia Shopping, há uma unidade da Nobel e no Shopping Cidade Verde, a Livraria Távola.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.