CULTURA

Saraiva fecha loja no Midway Mall sem anúncio

Menos uma livraria. O último dia de funcionamento da Saraiva, há 12 anos no Midway Mall, em Natal-RN, foi no domingo (25). O fechamento não foi anunciado nem pela loja nem pelo shopping, que, por meio de assessoria de imprensa, informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

Clientes e até uma importante parceira ficaram sem aviso prévio. O café Balzac, que funcionava no interior da livraria há cinco anos, confirmou que recebeu comunicado no dia anterior ao fechamento. Na tarde desta segunda-feira (26), os funcionários deram expediente interno encaixotando coisas para entregar o espaço, que ficava no piso superior da livraria.

“Não sabemos ainda se será um até breve ou um encerramento definitivo de ciclo e de história, mas a luta continua e o amor pela cafeteria permanecerá em nós, carregando nossas energias diariamente.”, diz nota de esclarecimento publicada pelo café.

O Balzac ocupava o lugar no Genot Café, que durante 13 anos (desde a inauguração do Midway) também ofereceu bebidas e lanches aos leitores, inicialmente da Siciliano, comprada pela Saraiva.

A rede de livrarias foi procurada pela Agência Saiba Mais, por meio do atendimento virtual no site e via e-mail, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta matéria.

Com o fechamento da unidade em Natal, a rede deixa de vez o Nordeste, mantendo 14 lojas distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo.

A empresa passa por Recuperação Judicial desde novembro de 2018. Relatório de março revela que ao final do primeiro trimestre de 2023 existiam 31 lojas, além do e-commerce. O texto da administração explica o cenário.

“Em meio a uma combinação de fatores no cenário macroeconômico de alta de preços, como reflexo da pressão inflacionária e da taxa de juros elevada; de famílias brasileiras endividadas e com poder de compra reduzido; e escassez de crédito, a Saraiva enfrenta cenário desafiador de manter suas operações e o pagamento de sua dívida.”

A empresa menciona ainda a “complexidade dos desafios”, principalmente, “do cenário peculiar do mercado editorial no país”, mas se compromete a “identificar formas de garantir a manutenção da atividade operacional, o cumprimento do Plano de Recuperação Judicial e a consequente continuidade operacional e sustentabilidade do negócio”.

Com uma história que remonta a 1914, a Saraiva é uma empresa brasileira com tradição nos mercados editorial e varejista de livros. Iniciando como uma pequena livraria de livros usados, especializada em literatura jurídica, a empresa expandiu suas atividades para a edição de livros didáticos, literatura geral e outras áreas. Ao longo dos anos, a Saraiva se estabeleceu com uma rede de lojas físicas e plataforma online. Após ajustes operacionais, a Saraiva se concentrou exclusivamente no varejo.

Mas o Brasil tem cada vez menos livrarias e, em Natal, poucas resistem. A Leitura continua no Natal Shopping e Partage Norte Shopping, que também conta com a L Cultural. O campus da UFRN abriga a Cooperativa Universitária e a Fundação José Augusto, a Livraria Manimbu. No Praia Shopping, há uma unidade da Nobel e no Shopping Cidade Verde, a Livraria Távola.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article