Bombeiros e policiais militares protestam por novo aumento no RN
Natal, RN 24 de abr 2024

Bombeiros e policiais militares protestam por novo aumento no RN

20 de novembro de 2023
4min
Bombeiros e policiais militares protestam por novo aumento no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Atendendo a convocado do deputado Eliabe (Solidariedade), um grupo de bombeiros e policiais militares participou de caminhada do Midway Mall à Governadoria, na tarde desta segunda-feira (13). O deputado é vice-presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN. A entidade pede atualização da Lei de Promoção e reajuste salarial das categorias, apesar do alto investimento do governo Fátima Bezerra (PT) em segurança pública.

As categorias receberam aumento salarial em 2022 e têm salários pagos antecipadamente de forma integral no dia 15 de cada mês, independente do valor.

De acordo com o governo do estado, só no primeiro mandato (2019-2022) da governadora, foram promovidos aproximadamente 90% dos agentes de segurança. Em 2023, já são cerca de 10 mil promoções na Polícia Militar e 1.039, no Corpo de Bombeiros.

Além disso, a gestão também equipou as polícias e aumentou os efetivos. Desde 2019, já foram realizados cinco concursos na Polícia Militar.

O primeiro, após 15 anos sem incremento da corporação, formou 1.014 policiais em novembro de 2020. O segundo, formou novos 290 policiais militares, sendo 197 mulheres, em dezembro de 2021. O terceiro, é o de Oficial para Área da Saúde, ofereceu 78 vagas. O último certame para essa categoria havia sido realizado há 21 anos.

O quarto, foi para oficiais combatentes, com 132 vagas, sendo realizado mais de 15 anos depois do último. No quinto concurso, a Polícia Militar lançou com 1.158 vagas para soldado, sendo 1.128 para ingresso no Curso de Formação de Praças (CFP) e 30 destinadas ao Curso de Formação de Praças Músicos.

No Corpo de Bombeiros, o governo Fátima Bezerra ampliou em 226 profissionais o efetivo, passando de 647 oficiais e praças para 873.

Recentes entregas de equipamentos

No final de 2022 foram entregues 30 motocicletas para Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e 20 para o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), além de 13 carros tipo Volkswagem T-Cross, distribuídos entre os Comandos de Policiamento Regionais (CPRs) da PMRN.

Em abril deste ano, a Polícia Militar adotou novo fardamento e foram entregues mais de 16 mil uniformes. Segundo o governo, um investimento aproximado de 9 milhões de reais.

Em março, na onda de ataques, o ministro da Justiça, Flávio Dino, a governadora Fátima Bezerra e o secretário de Segurança, Coronel Araújo, fizeram a entrega de viaturas, fuzis, pistolas, escudos balísticos, munições e drones para Polícia Militar e demais forças de segurança estadual. Em junho, o RN recebeu até mesmo novo helicóptero.

Ainda neste ano, o governo entregou cinco motos aquáticas, três botes infláveis, sete quadriciclos, 27 carros, 12 kits de combate a incêndio florestal e de manutenção de viatura e 1750 conjuntos de uniforme - o Governo Cidadão realizou, ao todo, um investimento de R$ 3,5 milhões destinados à corporação militar.

Enquanto a manifestação era realizada, a governadora Fátima Bezerra assinava ordem de serviço para a construção de mais um equipamento público de segurança, a sede do Regimento de Polícia Montada (RPMON), em Macaíba. O investimento é de R$ 8,5 milhões, advindos do Ministério da Justiça. A obra deve começar em uma semana e a previsão é de que a unidade fique pronta em doze meses.

Assiantura de ordem de serviço nesta segunda-feira | Foto: Sandro Menezes
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.