UFRN debate violações a direitos humanos na mídia e sistema carcerário
Natal, RN 26 de fev 2024

UFRN debate violações a direitos humanos na mídia e sistema carcerário

28 de novembro de 2023
3min
UFRN debate violações a direitos humanos na mídia e sistema carcerário
Foto: Cícero Oliveira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nos dias 28 de novembro e 5 de dezembro, acontece o II Seminário Comunicação e Direitos Humanos. Nesta terça-feira (28), o evento será online (https://meet.google.com/kjn-azrj-iyt) por causa das fortes chuvas em Natal. Com início às 19h, o evento promove debates sobre temas que permeiam a intersecção entre comunicação e direitos humanos.

Entre os participantes confirmados para a primeira mesa de debates está Mabel Dias, integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social, de João Pessoa-PB. Ela publicou a dissertação de mestrado intitulada “A desinformação e a violação de direitos das mulheres: um estudo de caso do programa Alerta Nacional”, defendida em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O advogado Pedro Levi, profissional do Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD) e professor da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), discutirá as principais violações de direitos humanos no Rio Grande do Norte. Pedro Levi também é mestre em Ciências Sociais e Humanas pela UFRN.

Outro participante confirmado é Antônio Ivens, estudante da disciplina “Comunicação, direitos humanos e políticas públicas”, que abordará os resultados da pesquisa feita pela turma sobre violações de direitos humanos em programas policialescos. A mediação ficará a cargo da professora da UFRN Mônica Mourão, que ministra a referida disciplina atualmente.

No segundo dia de seminário, os participantes serão imersos em um  debate sobre sistema penal e encarceramento em massa. O painel contará com a presença de jornalistas e especialistas na área. Gustavo Aguiar, membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, vai apresentar sua contribuição sobre a situação do sistema penal no Rio Grande do Norte. Aguiar acompanha de perto os problemas de violações de direitos nos presídios do RN.

Jairo Gabriel Leonez representará o Motyrum, um coletivo que atua a partir de projetos de extensão vinculados à UFRN, trabalhando com educação popular em direitos humanos. A proposta é discutir a realidade carcerária no estado.

Também no segundo dia, a jornalista Glacia Marillac que, entre outros prêmios, é Jornalista Amiga da Criança (reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef), vai contar sua experiência cobrindo o tema da segurança pública.

Os aspectos psicológicos e sociais do encarceramento em massa serão abordados por Victor Costa, doutorando em Psicologia que integra o Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência (Obijuv).

O Seminário é uma atividade da disciplina “Comunicação, direitos humanos e políticas públicas”, realizado em parceria com o Intervozes e o CRDHMD. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local.

No dia 5 de dezembro, o seminário será realizado às 19h, no auditório do Nepsa 1, Centro de Ciência Sociais Aplicadas (UFRN). As inscrições poderão ser realizadas no local. Haverá emissão de certificados de participação.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.