Idema investiga contaminação de água e morte de peixes em Extremoz
Natal, RN 27 de fev 2024

Idema investiga contaminação de água e morte de peixes em Extremoz

5 de dezembro de 2023
2min
Idema investiga contaminação de água e morte de peixes em Extremoz
Imagem: reprodução

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Uma equipe de fiscalização do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) foi para Extremoz, na manhã desta terça (05), investigar a possível contaminação da água na região da praia de Barra do Rio.

Vários peixes apareceram mortos na orla da praia e alguns vídeos que chegaram ao Instituto mostram a água visivelmente contaminada. A equipe técnica do Idema vai analisar a relação entre os vídeos que mostram a água contaminada e a morte dos peixes.

A praia de Barra do Rio fica perto da turística praia de Genipabu. O local também é conhecido pela famosa travessia de balsa, que torna o caminho para as praias do litoral Norte mais rápido e bonito. A passagem entre Barra do Rio e Genipabu é feita sobre as águas do Rio Ceará-Mirim. A travessia dura cerca de cinco minutos.

Derramamento de óleo

A Praia de Barra do Rio foi uma das afetadas pelo desastre ambiental provocado pelo derramamento de óleo, em 2019, que atingiu 130 municípios em nove estados do Nordeste e dois do Sudeste.

No caso do Rio Grande do Norte, 43 localidades foram afetadas pelas manchas de óleo em 14 municípios potiguares.

A investigação da Polícia Federal, concluída em 2021, apontou que o desastre ambiental foi provocado por um navio petroleiro grego que derramou o óleo no litoral do Brasil. A limpeza das praias custou um total de R$ 188 milhões aos cofres do governo brasileiro.

Praia de Barra do Rio I Foto: Canindé Soares

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.