Intercom 2024: congresso vai discutir inteligência artificial em Natal
Natal, RN 3 de mar 2024

Intercom 2024: congresso vai discutir inteligência artificial em Natal

24 de janeiro de 2024
3min
Intercom 2024: congresso vai discutir inteligência artificial em Natal
Imagem aérea de Natal I Foto: Canindé Soares

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As praias e paisagens formadas pela combinação de sol, dunas e mar serão uma atração a mais para os cientistas, estudantes e pesquisadores que participarem da etapa regional Nordeste do Intercom 2024, que será realizada em Natal, entre os dias 8 e 10 de maio, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ano passado, em Campina Grande [na Paraíba], nós tivemos cerca de 1.200 pessoas na cidade que foram para o Congresso. A estimativa é de superar esse número esse ano, porque Natal tem muitos atrativos de turismo e passeio, que chama muito o público. Organizamos os dias de Congresso na quarta, quinta e sexta para que as pessoas possam aproveitar o final de semana na cidade”, revela Valquiria Passos Kneipp, professora do Departamento de Comunicação Social da UFRN e coordenadora do Intercom Nordeste de 2024.

Considerado o maior congresso na área de Comunicação do Brasil, o Intercom reúne pesquisadores, estudantes e interessados em entender o que vem sendo discutido nesse campo que, diante do avanço galopante da internet, redes sociais e Inteligência Artificial, está a cada dia mais dinâmico. Essa é a segunda vez que o Congresso será realizado em Natal. A última vez que o Congresso passou pela capital potiguar foi em 2008.

É uma lacuna de 16 anos. Essa é uma oportunidade, visto que a nossa universidade [a UFRN] vem se destacado no Nordeste. Entramos com o compromisso de mostrar para a região a nossa cultura, tradição, acolher bem os nossos pares dos outros oito estados que virão para cá, é uma chance de nos projetarmos”, calcula a professora da UFRN.

Para 2024, o tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais” vai dar um norte aos debates do Intercom. Porém, a organização do Congresso também está aberta à abordagem de outros assuntos.

Esse tema central é um grande guarda-chuva, espero que possamos acolher pesquisas de comunicação em áreas afins, como educação, ciências sociais e da informação. A comunicação tem diálogo com várias áreas, independente do tema. O Intercom tem GT’s [Grupos de Trabalho] onde todos podem se encaixar”, convida Valquiria Passos Kneipp.

Para quem se interessou em participar, o período de envio de propostas para criação de grupos de trabalho vai de 1º a 15 de fevereiro. Já as inscrições no Congresso começam no dia 29 de fevereiro e vão até 22 de abril.

Para conferir todas as datas e valor da inscrição, CLIQUE AQUI.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.