Quitéria Kelly engata 4ª novela seguida na Globo com Renascer
Natal, RN 2 de mar 2024

Quitéria Kelly engata 4ª novela seguida na Globo com Renascer

10 de janeiro de 2024
8min
Quitéria Kelly engata 4ª novela seguida na Globo com Renascer
Ator Antonio Calloni e a atriz Quitéria Kelly nos estúdios Globo I Foto: cedida pela artista

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Onde Nascem os Fortes (2018), Malhação (2018), Amor de Mãe (2020) e Mar do Sertão (2022), além de grandes produções da grade tradicional de dramaturgia da Rede Globo são, também, sucessos nos quais a atriz Quitéria Kelly teve papéis e participações que marcaram a carreira da atriz. Ela, que ainda teve uma participação na novela Um Lugar ao Sol (2021), volta em sua quarta novela seguida na emissora com o remake de Renascer, que tem estreia marcada para o próximo dia 22 de janeiro, às 21h. 

"Tô muito feliz porque é um trabalho de formiguinha né, uma construção de uma abertura de portas não só para nós que estamos aqui... eu, Titina [Medeiros], César [Ferrario], Igor Fortunato agora... mas também para as gerações futuras. Saio da supersérie 'Onde Nascem os Fortes', que era um formato novo que a Globo estava experimentando, mais longa, e entro em Malhação, que foi a última da Globo, que era a 'Toda Forma de Amar', em que eu fazia uma professora que era a coordenadora da escola e foi muito legal porque eu saía desse lugar da nordestina, dos perfis geralmente mais conhecidos, porque a nordestina, geralmente, é a mulher sofrida, da seca, mais caricata e estereotipada do Nordeste... então foi muito legal esse trabalho em Malhação. Em seguida, fiz duas pequenas participações em Amor de Mãe, bem no meio da pandemia, foi uma experiência bem louca, e depois fiz participação em Segundo Sol já no finalzinho da Pandemia e em Mar do Sertão, que foi um marco na história dos artistas nordestinos porque quase 70% do elenco era formado por nordestinos, foi também quando tive a oportunidade de mostrar uma veia cômica com a personagem Latifa, que era uma perua exagerada, sedutora, engraçada. Saio de 'Mar do Sertão e entro em Renascer... e é aquela coisa de ficar calada e não poder contar pra ninguém ainda porque há um sigilo muito grane. Pra mim, também tinha um a importância que era de sair de uma novela das seis para uma novela das nove, não que a das seis não seja importante, mas a das nove é um horário nobre, as pessoas já estão em casa, tem mais pessoas assistindo...tem todo esse peso! Uau!", conta Quitéria Kelly, animada com a novidade.

Em 2022, a atuação de Quitéria Kelly na novela Mar do Sertão, da Rede Globo, com a personagem Latifa, recebeu muitos elogios. Bem diferente da perua Latifa, dessa vez a atriz vai interpretar uma personagem com maior posicionamento político, a Nena, mulher do coronel Belarmino (Antonio Calloni).

Saio de Latifa, que era uma personagem cômica e entro pra uma personagem completamente dramática, uma mulher que é mais caçada, observadora, oprimida pelo marido, porque é aquela história dos coronéis, quando a mulher tinha pouca voz, mas também tinha uma autoridade dentro d casa. na versão nova, do Bruno Luperi , ele dá voz a Nena porque na 1ª versão de 1993, feita pela brilhante Beth Erthal, ela era uma mulher mais calada, mais contida e observadora. Essa nova Nena se impõe mais, ela provoca, questiona, coloca o marido na parede em algumas situações, então, ela ganha um empoderamento, se é que podemos falar em empoderamento no caso de Nena", adianta a atriz, que nasceu em João Pessoa, mas foi criada em Natal.

Antonio Calloni e Quitéria Kelly I Foto: cedida

A atriz, que filmou sua última cena em Renascer no sábado (6), disse que está ansiosa, também, para conferir o resultado da filmagem dirigida por Walter Carvalho.

"Minha última cena foi gravada com um dos maiores diretores de cinema e televisão ainda vivo, o Walter Carvalho! Os maiores trabalhos de cinema no Brasil são assinados por ele, como Central do Brasil, Abril Despedaçado, Amarelo Manga, enfim, um paraibano que está fazendo história. Gravei a cena com ele e fiquei muito emocionada, muito feliz e ansiosa pra ver a estreia desse trabalho, no dia 22 de janeiro, ao lado de Antonio Caloni, que foi meu marido", revela.

Quitéria Kelly é formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e é fundadora do Grupo Carmin de teatro. Antes de chegar à Globo, a atriz construiu uma consistente carreira nos palcos, com destaque para os espetáculos “Pobres de Marré”, “Por que Paris” e “Jacy”, que chegou a ser eleita uma das dez melhores peças de 2015 pelo jornal Estado de São Paulo.

No teatro, Quitéria já foi premiada como melhor atriz coadjuvante pelo espetáculo “Barra Shopping”, no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga em 2005. Recebeu também o Troféu Cultura Potiguar pela atuação nos espetáculos Pobres de Marré em 2012 e Jacy em 2013.

Já no audiovisual, a atriz potiguar também atuou na websérie de comédia Dalton/Hebe, dirigida por Pedro Fiuza e Moniky Rodrigues, e no filme de curta metragem Vivi, dirigido por Catarina Doolan, pelo qual recebeu o prêmio de melhor atriz na Mostra CineSESC/RN.

Em 2017, Quitéria se aventurou na missão de dirigir sua primeira peça pelo Grupo Carmin, “A Invenção do Nordeste”, espetáculo que já percorreu várias cidades no Brasil. Em 2021, ela foi convidada para representar o Grupo Carmin na Journée d’étude chamado “L'altérité en scène”, organizado pela Sorbonne Université, em Paris, na França.

Em 2022, o convite se repetiu e Quitéria participou da Journée D'étude da Sorbonne acompanhada pelos demais integrantes do Carmin. O espetáculo “A invenção do Nordeste” fez parte do projeto SESC Palco Giratório 2023. A peça foi levada para mais de 12 estados em todo o país. Além de tudo isso, em 2022, a atriz participou de uma turnê em Portugal nas cidades de Coimbra, Aveiro e Santarém.

Para 2024, além da participação em Renascer, Quitéria prepara um espetáculo solo, onde discute a origem da feminilidade no mundo das artes. Para dar conta do crescimento na carreira, a potiguar está morando no Rio de Janeiro.

Quitéria Kelly e o dramaturgo Henrique Fontes na peça Jacy I Foto: reprodução

As novelas

A escalada de atuações na Rede Globo teve início na primeira supersérie da emissora: Onde Nascem os Fortes, dirigida por José Villamarim e Walter Carvalho, em 2018. No mesmo ano, atuou na Malhação - Toda Forma de Amar, dirigida por Adriano Melo e Carlos Araújo, e autoria de Emanuel Jacobina. Em 2020, participou da novela Amor de Mãe, com direção de José Villamarim e em 2021 fez participação na novela ‘Um lugar ao sol’, de Lícia Manzo. Em 2022, Quitéria foi convidada para fazer a preparação de elenco para a Rede Globo no projeto Potencializa, onde conduziu a preparação de 12 atores para a emissora, além de atuar em Mar do Sertão. 

Quitéria Kelly I Foto: cedida

Prêmios

Quitéria Kelly revela com orgulho suas premiações. Os principais prêmios do teatro brasileiro, como: Prêmio Shell de Dramaturgia, APTR de Dramaturgia e Elenco, Prêmio do Humor por Direção, Dramaturgia e Espetáculo, CESGRANRIO de Melhor Espetáculo e Prêmio Botequim Cultural por Dramaturgia e Prêmio Questão de Crítica de melhor espetáculo, atualmente está no elenco da nova peça do Carmin, intitulada Gente de Classe, que tem estreia prevista para novembro de 2024.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.