Natal ganha novo espaço cultural: Estúdio Teatro Casa de Zoé
Natal, RN 26 de fev 2024

Natal ganha novo espaço cultural: Estúdio Teatro Casa de Zoé

2 de fevereiro de 2024
4min
Natal ganha novo espaço cultural: Estúdio Teatro Casa de Zoé
Fotos Brunno Martins

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As produtoras Casa de Zoé e Bobox Produções uniram seus propósitos para lançar o Estúdio Teatro Casa de Zoé, espaço cultural que dá nova função à sede da Fundação Hélio Galvão, na rua Campos Sales, no bairro do Tirol, em Natal (RN). A parceria foi firmada neste mês de janeiro, após ampla reforma, e além de abrigar os escritórios das empresas, vai contribuir para a criação de novos produtos, desde gravações e ensaios a lançamentos de livros.

A Fundação foi criada em 1986 pelo atual secretário de Cultura do município de Natal, Dácio Galvão, para guardar a memória do jurista, tabelião e escritor Hélio Mamede de Freitas Galvão (1916-1981), mas estava sem atividades nos últimos anos. Agora, inicia fase produtiva.

Atriz experiente em teatro, cinema e televisão, a seridoense Titina Medeiros idealizou a Casa de Zoé ainda em 2013, como um ambiente de pesquisa e criação cênicas. Já a Bobox foi fundada e é administrada pelo produtor Arlindo Bezerra, que comenta a novidade:

“O nosso objetivo maior com essa iniciativa é que a gente possa de fato aglutinar um território muito potente de criação e de produção artística, seja nas artes cênicas, no cinema, na música, na literatura. O nosso foco maior é em produzir espetáculos, filmes, discos, poder fazer o que a gente já faz de forma centralizada.”

“Tudo isso num lugar só, numa região central da cidade, com acesso a transporte público, suporte que facilita bastante a utilização e a abertura da casa para mais pessoas”, completa Titina, ao destacar a possibilidade de oferecer também oficinas.

A Casa de Zoé reúne uma equipe de 15 profissionais de múltiplos talentos e estreou o primeiro espetáculo em 2017, o “Meu Seridó”, com direção de César Ferrário e dramaturgia de Filipe Miguez. Entre 2019 e 2020, realizou o projeto "LABMEDEIAS - Laboratório de Roteiros". Em 2021, estreou o espetáculo "Sinapse Darwin". Possui também uma sala no Tecesol 9espaço que abriga vários grupos artísticos de Natal, no bairro de Neópolis, Conjunto Pirangi) e continua como apoio para algumas atividades.

A Bobox é uma produtora cultural, com matriz em Natal e filial em São Paulo-SP.  Em 13 anos de atividades, produziu 22 espetáculos cênicos; mais a produção executiva de 21 curtas-metragens, 1 longa-metragem, 2 desenvolvimentos de roteiros de longas, 1 roteiro de série para a TV e mais de 50 eventos culturais (festivais, mostras e shows). Atualmente, é responsável pelo agenciamento da cantora potiguar Khrystal.

Primeiros trabalhos do Estúdio Teatro

A primeira produção Zoé+Bobox feita nas dependências do Estúdio Teatro é a montagem do espetáculo “Paraíso”, com direção de César Ferrário. O texto assinado pelo ator, diretor e dramaturgo, tem co-autoria com o escritor de histórias fantásticas Márcio Benjamin. A peça é inspirada na literatura fantástica latino-americana, como também no universo nordestino e no cordel.  

A Bobox está produzindo também dois novos filmes em parceria com a Ori Audiovisual, de Rodrigo Sena: Mukunã - o aprendiz de pajé e “Piloto de série Coco dos Mestres”.

As produtoras Casa de Zoé e Bobox Produções uniram seus propósitos para lançar o Estúdio Teatro Casa de Zoé, espaço cultural que funciona nas instalações da Fundação Hélio Galvão. A primeira produção Zoé+Bobox feita nas dependências do Estúdio Teatro é a montagem do espetáculo “Paraíso”, com direção de César Ferrário.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.