Instituto do Cérebro realiza semana de palestras abertas ao público
Natal, RN 28 de mai 2024

Instituto do Cérebro realiza semana de palestras abertas ao público

6 de março de 2024
3min
Instituto do Cérebro realiza semana de palestras abertas ao público
A Semana Nacional do Cérebro abre as portas do Instituto para a comunidade. Foto: Divulgação/ Instituto do Cérebro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Semana Nacional do Cérebro (SNC), realizada pelo Instituto do Cérebro da UFRN (Ice), abre as portas para a comunidade natalense com uma série de palestras sobre temas diversos. O evento acontece entre os dias 11 e 17 de março e aborda temas como sexualidade, atividade cerebral, identidade pessoal. Realizado desde 2011, a 13a Semana do Cérebro  tem como objetivo descentralizar a ciência que é produzida dentro do Instituto, e trabalha nesse ano sob a temática "Odisseia Neurocientífica".

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) faz parte de uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives – Dana Fundation, em todo o mundo. Segundo a descrição do evento, não existe um público-alvo específico para acompanhar as atividades da Semana do Cérebro. Qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre as Neurociências pode acompanhar a programação.

"A principal atividade do Instituto é a pesquisa científica. Mas embutida na ideia de criar o Instituto aqui no RN estava a descentralização da ciência. Não adianta ficar fechado no nosso mundinho, não é? Precisamos dessa conversa com o público, entender os seus anseios e aprender com eles", explica Eduardo Sequerra, professor no Ice e organizador da Semana do Cérebro.

A programação envolve feiras nas escolas da rede básica em Natal. Foto: Divulgação/ Instituto do Cérebro. 

Para divulgar a neurociência, o Instituto realiza a programação em duas etapas, sendo a primeira delas realizada em forma de palestras teóricas, quando o público vai até o Ice. Já na segunda etapa, os pesquisadores e palestrantes vão até o público. Em conversa, Eduardo explica como essa dinâmica acontece. "Temos diversas práticas que conseguimos fazer em feiras, em sala de aula ou até mesmo na rua. Nesse ano realizaremos a segunda estratégia em escolas", afirma.

Nas feiras realizadas pela Semana do Cérebro são apresentados experimentos da curiosidade do público, como testes de memória. Nessa segunda parte da programação são usados equipamentos desenvolvidos pelos pesquisadores, como programas de ilusão que mostram como funciona o sistema visual humano. Além desses, será apresentado um aparelho que permite medir a atividade elétrica dos músculos, corações e cérebros.

A semana é uma verdadeira feira de ciências aberta ao público e os interessados em participar do ciclo de palestras presencialmente devem se inscrever pelo site do evento, onde é possível acompanhar a programação completa. As palestras também serão transmitidas pelo canal do ICe no Youtube.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.