Tudo é Divino, tudo é Maravilhoso
Natal, RN 26 de mai 2024

Tudo é Divino, tudo é Maravilhoso

13 de março de 2024
3min
Tudo é Divino, tudo é Maravilhoso

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Vida, que posso eu dar

A meu Deus que vive em mim,

Se não é perder-me enfim,

Para melhor o gozar?

 Teresa D´Ávila

O que pode haver em comum entre Fernando Pessoa e Rumi? Ou entre Mirabai e Auta de Souza?

Esses são apenas alguns dos muitos nomes que, em épocas, países e culturas diferentes, fizeram jorrar na poesia sua veia mística, fazendo da linguagem palco para o encontro entre o Poético e o Sagrado.

Porque o ser humano, desde sempre e ainda, continua se relacionando com o Divino através de muitas formas, inclusive por meio da Poesia. Hindus, zen-budistas, cristãos, mulçumanos, zoroastristas, candomblecistas, xintoístas, umbandistas, ayahuasqueiros, esotéricos, adeptos do vodum, do judaísmo, da teosofia e de tantas outras muitas expressões místicas se manifestam poeticamente em seus hinos, orações, cânticos, mitos, enfim, poemas que dão voz a  Deus, Deusa ou Deuses que habitam o Mistério que nos espreita.

Assim, sob essa inspiração, e firmando compromisso contra toda e qualquer forma de preconceito e intolerância religiosa, nós do Departamento de Letras da UFRN celebramos mais uma vez a Poesia (cujo dia é todo dia!) com a temática “Tudo é Divino, tudo é Maravilhoso”.

Para compor esse encontro mágico, estarão presentes:

Araceli Sobreira: Poeta, escritora, professora aposentada da UERN e Doutora em Educação, autora dos livros “Poesia para lembrar da mulher que sou” e “Poemas de quem criou raiz”, dentre outros. Os temas mais recentes de suas publicações envolvem mitologia, literatura e religião, com destaque para os mitos da Criação, os Mitos do Dilúvio e personagens desses contos em literatura de língua portuguesa.

Cadu Araújo: Poeta, produtor cultural, artista do audiovisual e autor do livro “Infinito”. Integrante do movimento alternativo Goto Seco, defendeu tese de Doutorado em Educação pela UFRN, intitulada “Xamanismo hoje: diálogos com uma sabedoria arcaica”.

Creia você nos anjos do cristianismo ou nos xapiri dos yanomami, seja você do axé ou do namastê, venha vibrar nessa energia: o evento acontece na quinta-feira, dia 14 de março, no miniauditório da Biblioteca Zila Mamede (prédio anexo), de 10h ao meio-dia. A entrada é livre e, ao final da conversa, teremos o Sarau Mística Poesia para nos deslumbrar com poemas da Pérsia, da Índia, de Lisboa, de Macaíba e de tantos outros recantos deste nosso incrível Universo.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.