RN terá circuito literário que vai percorrer 16 cidades
Natal, RN 21 de mai 2024

RN terá circuito literário que vai percorrer 16 cidades

22 de abril de 2024
4min
RN terá circuito literário que vai percorrer 16 cidades
Reunião do Governo do Estado com o Ministério da Cultura | Foto: Fábio Duarte

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir do segundo semestre de 2024, o Rio Grande do Norte terá um evento que vai fomentar o acesso ao livro e à leitura: o Circuito Literário Potiguar. Com apoio do Ministério da Cultura, o evento vai percorrer e contemplar festivais literários em 16 municípios potiguares, onde estão sediadas as Diretorias Regionais de Educação (DIRECs): Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal, Pau dos Ferros e João Câmara.

Os 16 festivais literários que vão ocorrer no RN terão uma variada programação que será composta por atividades desenvolvidas nas áreas de artes, da educação e cultura. Os eventos também pretendem proporcionar incentivo, divulgação e valorização da literatura no estado. Além disso, o Circuito tem o intuito de contribuir para a formação de cidadãos com apreço pela leitura e consciência crítica.

Nesta segunda-feira (22), a governadora do RN, Fátima Bezerra, se reuniu em Brasília com o secretário Executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, com o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Dos Santos Piúba, e com a secretária extraordinária da cultura, Mary Land Brito, para tratar de uma agenda destinada ao fortalecimento da Política Nacional de Leitura e Escrita no estado. No encontro, os representantes discutiram a importância do apoio do MinC para a realização do Circuito e a prioridade do governo federal no estado potiguar. 

“O Brasil precisa muito da leitura e do acesso ao livro. Agradecemos ao Minc, pelo que estamos obtendo para a realização do nosso Circuito literário Potiguar, que será iniciado no segundo semestre. Vamos percorrer todas as cidades polos RN onde estão as sedes das Direcs. Assim, teremos a cultura e a educação de mãos dadas”, disse a governadora Fátima Bezerra. 

“Era um desejo do Minc desde o início da gestão da ministra Margareth Menezes estabelecer a Política do Livro, da Leitura e da Escrita com uma das nossas grandes prioridades, orientando-nos que essa ação é fundamental para fortalecimento da democracia em um Brasil verdadeiramente cidadão. É uma alegria para nós colaborar de mãos dadas com o Governo do RN com a realização de uma política abrangente para o Rio Grande do Norte”, destacou Márcio Tavares.

Política Nacional de Incentivo à Leitura 

A Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) é uma estratégia permanente de promoção do livro, da leitura, da literatura, da escrita e das bibliotecas de acesso público no Brasil. Sancionada pela Lei nº 13.696/2018, em 13 de julho de 2018, e de autoria da Governadora Fátima Bezerra, que na época era Senadora, esse conteúdo é resultado de discussões realizadas, ao longo de 10 anos, por meio das atividades do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). 

Uma de suas diretrizes, é o fortalecimento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura, promovendo as demais políticas de estímulo à leitura e ao conhecimento.

Por isso, a iniciativa, no estado, visa unir educação, arte e cultura em prol da valorização, contribuição e ampliação do interesse pela literatura no Rio Grande do Norte. Segundo o governo do estado, ao idealizar o evento, também foi avaliada a necessidade de contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade escolar, dos discentes, docentes e dos familiares, e também da população em geral, levando em consideração os trabalhos desenvolvidos dentro das escolas, a atuação dos artistas potiguares, dos escritores e poetas e também dos pensadores da literatura nacional.

A realização do Circuito Literário Potiguar se insere dentro do processo de regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) e do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), incluindo as Bibliotecas Públicas e Comunitárias, empreendidas pelo Governo Lula. 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.