Fátima garante reajuste do piso nacional, mas forma de pagamento segue em negociação
Natal, RN 26 de abr 2024

Fátima garante reajuste do piso nacional, mas forma de pagamento segue em negociação

27 de fevereiro de 2020
Fátima garante reajuste do piso nacional, mas forma de pagamento segue em negociação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra garantiu nesta quinta-feira (27) o pagamento do reajuste referente ao piso nacional dos professores, conforme prevê a legislação federal. Em janeiro, o ministério da Educação anunciou o aumento de 12,84% no piso e os Estados e municípios deveriam aplicar o percentual sobre o salário base das classes iniciais. No Rio Grande do Norte, os vencimentos dos professores ainda não foram reajustados. O impasse se dá em razão da forma de pagamento.

Na proposta mais recente apresentada pelo Executivo, o reajuste seria aplicado em três parcelas, sendo 4,28 % em maio de 2020, 4,28% em janeiro de 2021 e 4,28% em abril de 2021. A categoria, porém, não aceitou a proposta. O salário dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira passará de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

Segundo o secretario de Educação Getúlio Marques, o repasse do Fundeb pelo MEC veio com um reajuste de menos de 3% em relação ao montante transferido em 2019. O Fundo é a principal fonte de financiamento do salários dos professores.

“Nós continuamos abertos ao diálogo com o sindicato, garantindo não somente o reajuste, como também o pagamento retroativo”, afirmou o secretário, em comunicado divulgado pelo Governo.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) convocou uma assembleia com indicativo de greve para sexta-feira (28) e já confirmou outra plenária para 4 de março.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.