Secretaria de Educação de Natal explica ausência do Sinte/RN em reunião sobre cronograma de vacinação
Natal, RN 13 de jun 2024

Secretaria de Educação de Natal explica ausência do Sinte/RN em reunião sobre cronograma de vacinação

15 de junho de 2021
Secretaria de Educação de Natal explica ausência do Sinte/RN em reunião sobre cronograma de vacinação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois que foi divulgado o novo cronograma da vacinação dos trabalhadores da educação, com o avanço da imunização da educação infantil (creches e pré-escolas) para o ensino fundamental I e II das escolas públicas e privadas de Natal, muitas pessoas questionaram a ausência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/ RN) na reunião que definiu o cronograma. O motivo, segundo a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), é que a participação do Sindicato das Escolas Privadas teria sido, apenas, para fornecer a lista de escolas particulares em funcionamento e que devem ter os funcionários vacinados contra a covid-19.

Na avaliação da SME, como o propósito do encontro era o de apenas elaborar a lista das escolas com funcionários a serem vacinados, a presença do Sinte/ RN seria desnecessária, já que a Secretaria de Educação da capital tinha a lista das escolas públicas do município. A falta de diálogo, no entanto, incomodou a direção do Sindicato dos Professores.

É um tratamento desrespeitoso com o Sindicato, que representa a maior parte dos professores que serão vacinados, e com um requerimento feito pela vereadora Divaneide Basílio (PT), que solicita nossa participação nessa discussão sobre a vacinação”, critica Bruno Vital, Coordenador Geral do Sinte/ RN.

Outro ponto questionado, foi a decisão da Secretaria de Educação da capital de escolher dois ginásios da rede privada de ensino para fazer a imunização. As vacinas serão aplicadas no Ginásio do Expansivo, na Zona Norte, e no Ginásio do Instituto Sagrada Família, no Alecrim. Nesse caso, o único critério que teria sido levado em consideração para definir os locais, foi a busca por um espaço amplo e arejado, garantiu por telefone a assessoria de imprensa da SME. Como os ginásios públicos (Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias) já estão sendo utilizados para a imunização de outras categorias e a Arena das Dunas funciona apenas em sistema drive-thru, a solução encontrada foi optar pelos ginásios das escolas particulares.

Na primeira fase de vacinação dos trabalhadores da educação, a Prefeitura de Natal decidiu vacinar os profissionais em seus locais de trabalho. Mas, nessa segunda etapa, as vacinas serão aplicadas, exclusivamente, nos ginásios do Expansivo e do Sagrada Família. A estimativa da SME é que a vacinação da primeira etapa da rede pública seja concluída nesta quarta (16) e a da rede privada, na quinta (17). A partir daí, será iniciada na sexta (18), a segunda fase da vacinação, que abrange os trabalhadores da educação de Natal que atuam no fundamental I e II das escolas públicas e privadas.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.