Entregadores por aplicativos fazem paralisação neste sábado em Natal
Natal, RN 20 de mai 2024

Entregadores por aplicativos fazem paralisação neste sábado em Natal

11 de setembro de 2021
Entregadores por aplicativos fazem paralisação neste sábado em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os entregadores por aplicativos, como iFood e Rappi, fazem paralisação nacional neste sábado (11). A greve pede melhores condições de trabalho, aumento da taxa paga por entrega e direito à defesa em caso de bloqueios.

A Associação dos Moto e Bike Entregadores do Rio Grande do Norte (Ambern) aprovou a interrupção dos serviços apenas até o meio dia. De acordo com o presidente da entidade, Maciel Medeiros, não houve consenso para realização de bloqueios de avenidas e a adesão tem tempo reduzido pela condição financeira dos trabalhadores.

“Início de mês e um dia como hoje vai fazer falta para pagar as contas. O que conseguimos aqui foi aprovar esse horário”, lamenta Maciel.

Os trabalhadores pedem que os clientes não usem essas plataformas, priorizando os serviços de entrega das próprias lojas e restaurantes.

Eles reivindicam pagamento de R$ 10 para entregas de até 5 quilômetros, mais R$ 2 por cada quilômetro excedente. Também pedem vale lanche a cada 5 horas de trabalho, máscaras e álcool gel enquanto a pandemia persistir.

Outro ponto da pauta é o direito à defesa dos entregadores, diante da ocorrência de golpes. A pessoa recebe a comida, mas faz uma falsa denúncia no aplicativo como se a entrega não tivesse sido realizada. Dessa forma, recebe de volta o valor pago pelo pedido. Nesses casos, o entregador deixa de ganhar pela corrida e é bloqueado.

“Às vezes o cliente pode marcar que não recebeu a entrega mesmo tendo recebido e nós somos bloqueados de imediato. Pedimos direito à defesa”, reitera Maciel.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.