Editoras independentes de Natal se reúnem em feira de livros no Parque das Dunas
Natal, RN 19 de abr 2024

Editoras independentes de Natal se reúnem em feira de livros no Parque das Dunas

4 de abril de 2022
3min
Editoras independentes de Natal se reúnem em feira de livros no Parque das Dunas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

“Precisávamos nos mexer”, conta o editor Carlos Fialho sobre a feira “Livros no Parque – Uma feira de editoras independentes”. O evento será realizado de 8 a 10 de abril (sexta a domingo), sempre das 8h às 17h, no Espaço Cultural Folha do Parque das Dunas, em Natal. CJA, Escribas, Timbu, Manimbu e Sebo Vermelho terão estandes integrados à natureza. No sábado (9), haverá show com o músico e escritor Júlio Lima, a partir das 16h.

A ideia partiu de Cleudivan Jânio, editor da CJA, e foi abraçada pelas demais empresas participantes, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e da Fundação José Augusto (FJA) que também estará presente com os títulos publicados com os recursos da Lei Aldir Blanc.

A intenção é reunir autores, apresentar novos títulos e promover a literatura potiguar, impulsionando vendas e discutindo novos rumos do setor diante da crise.

“Desde a pandemia a gente vem amargando sucessivos aumentos de insumos da produção do livro. Só o papel já subiu mais de 70% de 2020 para cá. A gente passou mais de um ano praticamente sem atividade alguma. Em 2021, veio a Lei Aldir Blanc que minimizou um pouco todo o prejuízo. Foi possível comercializar alguma quantidade de estoque já existente e produzir novos livros, porém os eventos não ocorreram e a gente passou a acumular estoque, o que não é bom”, contextualizou Cleudivan, ressaltando que todos os setores da Cultura têm passado por dificuldades.

“Quem sabe próximo ano a gente faz algo maior, com outras editoras que temos na cidade. Creio que o evento possa ser inserido no calendário literário da cidade”, avalia o editor.

Para Carlos Fialho, que, em novembro de 2021, anunciou o fim da Escribas, o evento será importante para os produtores de livros nesse momento: “Cleudivan me mandou uma mensagem, sugerindo que realizássemos, pois não estamos faturando nada. E temos estoque pra comercializar. Precisávamos faturar, não dava mais para esperar por iniciativas ou eventos que não dependiam de nós. Precisávamos nos mexer”.

Os livros da Escribas continuam disponíveis para venda e a editora segue em “turnê de despedida”, que se estenderá por todo o ano de 2022.

“Como diz o ditado: 'enquanto tem bambu, tem flecha'. Quando eu anunciei o fim das atividades da editora em novembro passado, ponderei duas coisas: primeiro que ainda precisaria vender o estoque restante durante o ano de 2022, então ainda participaria de feiras e eventos diversos. Segundo, que tenho ainda diversos projetos já iniciados e alguns já pagos que não foram concluídos por falta de recursos. Então, agora, com a retomada de eventos e com uma eventual entrada de dinheiro, certamente, concluirei as publicações represadas”, avalia Carlos Fialho.

LIVROS NO PARQUE – UMA FEIRA DE EDITORAS INDEPENDENTES
Data: de 8 a 10 de abril de 2022
Horário: das 8h às 17h
Local: Parque das Dunas – Espaço Cultural Folha
Acesso ao Parque das Dunas: R$ 1

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.