Projeto Saiba Mais de Perto combate “desertos de notícias” no RN
Natal, RN 13 de abr 2024

Projeto Saiba Mais de Perto combate "desertos de notícias" no RN

11 de novembro de 2023
3min
Projeto Saiba Mais de Perto combate
Imagem de Racool studio no Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Fazer um jornalismo mais perto da vida das pessoas e das cidades invisíveis para a mídia tradicional através de um projeto inédito e inovador. É assim que o diretor executivo da Agência SAIBA MAIS, Rafael Duarte, define o “Saiba Mais de Perto”, iniciativa inédita voltada para o enfrentamento dos “desertos de notícias” no Rio Grande do Norte.

A expressão desertos de notícias é usada para definir lugares que enfrentam uma dupla ausência: a falta de veículos de comunicação e de jornalistas; mas também a ausência de cobertura local de jornalismo.

De acordo com o Atlas da Notícia, 76,6% dos municípios potiguares não têm cobertura local e diversificada de jornalismo, tornando o estado líder, proporcionalmente, nesse cenário desafiador. O levantamento é um projeto do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com o Volt Data Lab. A iniciativa teve sua primeira edição em 2017 e já registrou mais de 13 mil veículos jornalísticos em todo o país.

Com o Saiba Mais de Perto, a agência Saiba Mais foi selecionada junto a outras 80 organizações de mídia independente do Brasil no programa Acelerando Negócios Digitais realizado pelo Instituto Internacional para Jornalistas e pela Meta, com apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor)

Durante a mentoria realizada ao longo de cinco meses de programa com a consultora de marketing e gestão de projetos Adriana Vale, foram reorganizados processos internos na SAIBA MAIS e definidos três territórios do RN a serem cobertos: região Oeste, Seridó e a Zona Norte de Natal. 

Através de núcleos de jornalismo local, a agência Saiba Mais vai contar histórias nas regiões Oeste, Seridó e Zona Norte de Natal, territórios considerados desertos de notícias no Estado. Mossoró, por exemplo, não se enquadra na definição de deserto de notícias, mas vários municípios daquela região sim. E é a vida ali, muitas vezes ignorada pela imprensa, que queremos mostrar sob o olhar de pessoas que moram no território”.

Rafael Duarte, diretor-executivo da agência SAIBA MAIS

Para realizar esse trabalho, foram selecionados e contratados jornalistas que moram e atuam nessas regiões: Carol Ribeiro, responsável pelas reportagens da região Oeste; Anna Jailma, que contará histórias de municípios da região Seridó; e Leandro Juvino, correspondente da Zona Norte de Natal. A jornalista Jana Sá será a editora e coordenadora do projeto.

Regiões alcançam 40% da população do RN

O conteúdo jornalístico começa a ser publicado a partir deste domingo (12). Juntas, as regiões Oeste, Seridó e Zona Norte de Natal contam com mais de 1,4 milhão de habitantes, o equivalente a 40% da população do Rio Grande do Norte.

São 779 mil habitantes no Oeste, 292 mil no Seridó; e aproximadamente 350 mil pessoas morando na Zona Norte de Natal. Essas localidades, apesar de sua importância, sofrem com a escassez de conteúdo jornalístico de qualidade em plataformas digitais.

 “O "Saiba Mais de Perto" vai fortalecer os valores de defesa dos direitos humanos e da democracia, levando o jornalismo independente para áreas que não têm quase nenhum veículo local cobrindo pautas e produzindo conteúdo de interesse público”, avalia a jornalista Jana Sá, editora responsável.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.