Projeto Saiba Mais de Perto combate "desertos de notícias" no RN

Fazer um jornalismo mais perto da vida das pessoas e das cidades invisíveis para a mídia tradicional através de um projeto inédito e inovador. É assim que o diretor executivo da Agência SAIBA MAIS, Rafael Duarte, define o “Saiba Mais de Perto”, iniciativa inédita voltada para o enfrentamento dos “desertos de notícias” no Rio Grande do Norte.
A expressão desertos de notícias é usada para definir lugares que enfrentam uma dupla ausência: a falta de veículos de comunicação e de jornalistas; mas também a ausência de cobertura local de jornalismo.
De acordo com o Atlas da Notícia, 76,6% dos municípios potiguares não têm cobertura local e diversificada de jornalismo, tornando o estado líder, proporcionalmente, nesse cenário desafiador. O levantamento é um projeto do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) em parceria com o Volt Data Lab. A iniciativa teve sua primeira edição em 2017 e já registrou mais de 13 mil veículos jornalísticos em todo o país.
Com o Saiba Mais de Perto, a agência Saiba Mais foi selecionada junto a outras 80 organizações de mídia independente do Brasil no programa Acelerando Negócios Digitais realizado pelo Instituto Internacional para Jornalistas e pela Meta, com apoio da Associação de Jornalismo Digital (Ajor)
Durante a mentoria realizada ao longo de cinco meses de programa com a consultora de marketing e gestão de projetos Adriana Vale, foram reorganizados processos internos na SAIBA MAIS e definidos três territórios do RN a serem cobertos: região Oeste, Seridó e a Zona Norte de Natal.
“Através de núcleos de jornalismo local, a agência Saiba Mais vai contar histórias nas regiões Oeste, Seridó e Zona Norte de Natal, territórios considerados desertos de notícias no Estado. Mossoró, por exemplo, não se enquadra na definição de deserto de notícias, mas vários municípios daquela região sim. E é a vida ali, muitas vezes ignorada pela imprensa, que queremos mostrar sob o olhar de pessoas que moram no território”.
Rafael Duarte, diretor-executivo da agência SAIBA MAIS
Para realizar esse trabalho, foram selecionados e contratados jornalistas que moram e atuam nessas regiões: Carol Ribeiro, responsável pelas reportagens da região Oeste; Anna Jailma, que contará histórias de municípios da região Seridó; e Leandro Juvino, correspondente da Zona Norte de Natal. A jornalista Jana Sá será a editora e coordenadora do projeto.
Regiões alcançam 40% da população do RN
O conteúdo jornalístico começa a ser publicado a partir deste domingo (12). Juntas, as regiões Oeste, Seridó e Zona Norte de Natal contam com mais de 1,4 milhão de habitantes, o equivalente a 40% da população do Rio Grande do Norte.
São 779 mil habitantes no Oeste, 292 mil no Seridó; e aproximadamente 350 mil pessoas morando na Zona Norte de Natal. Essas localidades, apesar de sua importância, sofrem com a escassez de conteúdo jornalístico de qualidade em plataformas digitais.
“O "Saiba Mais de Perto" vai fortalecer os valores de defesa dos direitos humanos e da democracia, levando o jornalismo independente para áreas que não têm quase nenhum veículo local cobrindo pautas e produzindo conteúdo de interesse público”, avalia a jornalista Jana Sá, editora responsável.