Crianças entre 12 e 14 entram no esquema de vacinação contra dengue
Natal, RN 16 de abr 2024

Crianças entre 12 e 14 entram no esquema de vacinação contra dengue

22 de fevereiro de 2024
3min
Crianças entre 12 e 14 entram no esquema de vacinação contra dengue
Foto: SMS Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A partir desta quinta-feira (22) as crianças com idade entre 12 e 14 anos já podem se vacinar contra a dengue em Natal. O esquema está sendo feito de forma escalonada e começou na segunda (19) apenas para a faixa dos 10 a 11 anos. 

São oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, que atendem o público das 8h às 16h (confira abaixo). Ainda assim, se alguma pessoa de 10 ou 11 anos não se vacinou anteriormente, pode procurar uma UBS, que agora atende toda a faixa etária dos 10 a 14 anos.

Unidades de referência para vacinação (8h às 16h)

Norte I

UBS Pajuçara;

UBS Nordelândia

Norte II

UBS Bela Vista;

UBS Jardim Progresso

Leste

UBS Brasília Teimosa

Oeste

UBS Felipe Camarão II

UBS Dix-Sept Rosado

Sul

UBS Ronaldo Machado

Para receber a vacina, é preciso levar um documento de identificação pessoal e cartão de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Ainda é preciso apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.

As unidades básicas de saúde de referência foram escolhidas levando em consideração critérios como densidade vetorial, número de casos prováveis detectados por área (segundo o Atlas Com as Áreas Suscetíveis para o Adoecimento por Arboviroses em Natal para o Ano de 2024), além do componente socioeconômico da localidade.

Foto: SMS Natal

A capital potiguar recebeu 18.806 doses do primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante, com intervalo de três meses entre elas.

SAIBA MAIS - : Rio Grande do Norte tem primeira criança imunizada contra a Dengue

SAIBA MAIS - Dengue: RN ultrapassa mil casos prováveis em 2024 e inicia vacinação

Gestantes de Natal recebem repelentes para prevenção das arboviroses

Por enquanto, as gestantes — assim como lactantes, menores de 4 anos, maiores de 60 anos e imunossuprimidos — não podem receber a vacina. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal iniciou a distribuição de repelentes contra mosquitos para as gestantes do município. Os repelentes estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde da capital para gestantes no primeiro trimestre de gestação e têm como intenção combater os riscos à gestação que possam ser causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Ao todo foram distribuídos 2.811 repelentes nas unidades de saúde de Natal levando em consideração a média de pré-natais realizados nos serviços, com o intuito de prevenir a infecção por arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika, doença que pode acarretar complicações neurológicas como microcefalia nas crianças.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.