Vacinação contra dengue começa segunda (19) em Natal; confira
Natal, RN 21 de abr 2024

Vacinação contra dengue começa segunda (19) em Natal; confira

17 de fevereiro de 2024
4min
Vacinação contra dengue começa segunda (19) em Natal; confira
Foto: SMS Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Natal inicia na próxima segunda-feira (19) a vacinação contra a dengue para o público entre 10 e 14 anos. O esquema será feito de forma escalonada. Serão oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, que atenderão o público das 8h às 16h (confira abaixo).

A capital potiguar recebeu 18.806 doses do primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, será a vez das crianças com idade entre 10 e 11 anos comparecerem à UBS para receberem a imunização. Para as crianças com idade entre 12 e 14 anos, a vacinação acontece a partir da quinta-feira (22).

As unidades básicas de saúde de referência foram escolhidas levando em consideração critérios como densidade vetorial, número de casos prováveis detectados por área (segundo o Atlas Com as Áreas Suscetíveis para o Adoecimento por Arboviroses em Natal para o Ano de 2024), além do componente socioeconômico da localidade.

O esquema vacinal é composto por duas doses do imunizante Qdenga com intervalo de três meses entre elas. Para se imunizar, a criança ou adolescente deve ir a uma das oito unidades durante o período especificado para cada idade, levando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais.

“Como foi definido pelo Ministério da Saúde, estas vacinas foram distribuídas para algumas cidades levando em conta a questão epidemiológica de cada território, por esse motivo a necessidade da apresentação do comprovante de residência, para termos controle de quem está recebendo a vacina, e nos certificarmos que as doses estão sendo distribuídas para os munícipes de Natal”, disse a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Rayanne Araújo.

Em Natal, foram notificados 463 casos de arboviroses até esta sexta-feira (16). O secretário municipal de saúde, George Antunes, aponta que, apesar de iniciada a vacinação, o controle do mosquito ainda é o principal método de prevenção contra a Dengue, Zika e Chikungunya. 

“Cerca de 75% dos criadouros de mosquitos são localizados dentro ou no entorno dos domicílios, então é importante que a população fique atenta e se envolva no combate ao Aedes aegypti”, explicou. 

“O poder público está fazendo sua parte, mas é importante que a população fique atenta na sua residência, verificando pelo menos uma vez por semana locais que possam acumular água e servir de criadouros para os mosquitos”, ratificou.

Quem pode se vacinar?

Crianças com idade entre 10 e 11 anos (nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro); crianças com idade entre 12 e 14 anos (a partir do dia 22 de fevereiro).

Quem não pode se vacinar?

Gestantes, lactantes, menores de 4 anos, maiores de 60 anos e imunossuprimidos.

Quais documentos apresentar para vacinação?

Documento de identificação pessoal e cartão de vacinação. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade. Ainda é preciso apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.

Unidades de referência para vacinação (8h às 16h)

Norte I

UBS Pajuçara;

UBS Nordelândia

Norte II

UBS Bela Vista;

UBS Jardim Progresso

Leste

UBS Brasília Teimosa

Oeste

UBS Felipe Camarão II

UBS Dix-Sept Rosado

Sul

UBS Ronaldo Machado

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.