Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes de pacientes
Natal, RN 30 de abr 2024

Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes de pacientes

17 de abril de 2024
3min
Hospital Walfredo Gurgel suspende alimentação para acompanhantes de pacientes
Hospital é o maior da rede pública do RN | Foto: Anna Alyne Cunha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Os acompanhantes de pacientes e funcionários do Hospital Geral Walfredo Gurgel, o maior hospital da rede pública do Rio Grande do Norte, estão sem a alimentação fornecida pela unidade desde o início da manhã desta quarta-feira (17). A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde RN), entidade que representa os servidores, que recebeu o informe da suspensão do serviço na noite desta terça-feira (16). 

Segundo o comunicado, o motivo para a suspensão da comida foi a falta de pagamento, por parte do Governo do Estado do RN, aos fornecedores que são responsáveis pelo abastecimento alimentício no hospital. O atraso no pagamento gerou a falta de insumos, e por consequência, a comida faltou no hospital tanto para acompanhantes quanto para servidores. 

Carlos Alexandre, coordenador do Sindsaúde, explicou que a falta de pagamento do governo, gerou a falta das refeições para os acompanhantes e servidores do hospital nesta quarta (17). “A gente já denunciou, porque essa situação não pode continuar. Vamos em relação à Sesap qual a postura, se vai voltar a alimentação ou não. Isso que está acontecendo, hoje não teve alimentação para acompanhantes e servidores do Hospital Walfredo Gurgel”, disse. 

Segundo o Sindsaúde, em denúncia publicada nas redes sociais, a falta de fornecimento não é devido à greve dos servidores da saúde, e sim, pela falta de pagamento do Governo do Estado. “É um caos total”, defendeu o sindicato em vídeo. Ainda de acordo com a organização, a maioria dos acompanhantes dos internados são do interior do estado e muitos não têm condições de se manter na capital, durante o período da internação. 

Secretaria de Saúde diz que situação será normalizada nesta quinta-feira (18)

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde Pública do RN informou que está acompanhando a situação e que a partir de ações tomadas, junto às empresas, o fornecimento será normalizado até esta quinta-feira (18) de abril. Ainda segundo a pasta, também será garantida a alimentação de todos os pacientes internados. 

Greve dos servidores da saúde no RN

A paralisação mencionada no pronunciamento, é a dos servidores da rede estadual de saúde do Rio Grande do Norte, que recusaram a proposta do Governo do Estado de implementar reposição salarial apenas a partir de 2025 e, com isso, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 03 de abril. A direção do Sindsaúde/RN ainda denunciou ter sido pressionada pela Secretaria Estadual de Administração (Sead) para não entrar em greve.

Outra greve deflagrada no estado foi a dos servidores da saúde de Natal, em ato realizado nesta terça-feira (16), em frente à Prefeitura de Natal. A paralisação será por tempo indeterminado, e o movimento é coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte e demais sindicatos que representam os servidores da saúde municipal. Já no âmbito da região metropolitana, no município de Parnamirim a categoria está em greve desde o último dia 9.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.