Procon RN notifica VoePass após cancelamentos de voos Natal-Mossoró
Natal, RN 30 de abr 2024

Procon RN notifica VoePass após cancelamentos de voos Natal-Mossoró

17 de abril de 2024
4min
Procon RN notifica VoePass após cancelamentos de voos Natal-Mossoró

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O Procon do Rio Grande do Norte emitiu uma notificação à empresa aérea VoePass Linhas Aéreas exigindo esclarecimentos e um plano de reparação para os consumidores afetados pelos recentes cancelamentos de voos entre Natal e Mossoró.

A notificação foi emitida nesta quarta-feira (17), e a empresa tem um prazo de 10 dias para responder às demandas solicitadas pelo órgão.

Empresa que opera os voos regionais da Latam Airlines, a Voepass causou transtornos nos últimos dias ao cancelar embarques de passageiros na rota entre Natal e Mossoró, com relatos de repetição da situação durante o fim de semana.

O problema foi matéria no Saiba Mais.
Atitude da Voepass revolta passageiros no Aeroporto de Mossoró

Na ocasião, a empresa causou revolta nos clientes ao trocar a aeronave do voo Mossoró-Natal por uma de menor capacidade de passageiros, deixando os clientes que já haviam comprando a passagem desassistidos. Mais que isso, sugeriu como solução levar os passageiros ao local de destino de van, no caso até Natal. Além disso, foi apresentada a opção de realizar a viagem em carros cadastrados em aplicativos de transporte.

O episódio ganhou notoriedade e na internet mais clientes que tiveram problemas em outros voos da empresa começaram a relatar suas experiências ruins.

É o caso do jornalista Bruno Barreto, que procurou viajar de avião justamente para evitar pegar a estrada de carro. [Sobre o procedimento de check-in online] "Um aplicativo de péssima qualidade. Não recebi nenhum email sobre o voo. Liguei para a VoePass e a informação foi 'seu nome foi retirado da lista do voo'. Uma informação bizarra. E disseram para eu resolver a situação com a Latan, que foi onde eu comprei a passagem", comentou no X (antigo Twitter). "Um avião de péssima qualidade, quente. As pessoas se abanando no voo".

Diante dessas reclamações e do impacto causado aos consumidores, o Procon RN agiu prontamente para proteger os direitos dos passageiros afetados. A notificação enviada à VoePass exige esclarecimentos sobre os motivos dos cancelamentos e solicita um plano de reparação para os consumidores prejudicados, visando garantir a devida assistência e compensação para aqueles que foram afetados pela situação.

A VoePass Linhas Aéreas terá agora 10 dias para atender às demandas do Procon RN e apresentar as medidas que serão adotadas para resolver os problemas enfrentados pelos passageiros.

O órgão de defesa do consumidor permanecerá acompanhando de perto a situação e tomará as medidas necessárias para garantir que os direitos dos consumidores sejam devidamente respeitados e que providências adequadas sejam tomadas pela empresa.

O Procon também informa que em casos de denúncias, entre em contato através do número (84) 98147-3498.

Secretaria Nacional do Consumidor tem acompanhado a situação

No início de abril a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) fez uma visita ao Centro de Comando e Operações da VoePass, assim como das companhias aéreas Azul, Gol e Latam. Segundo o órgão, o setor aéreo figura entre os segmentos mais demandados junto à Senacon, destacando-se como um dos que mais frequentemente são objeto de reclamações.

Alguns dos problemas recorrentes enfrentados pelos consumidores são: propostas de restituição de despesas financeiras apenas em voucher, cancelamentos inesperados de voos, extravios de mala no exterior, imposição de despachar a mala de mão na sala de embarque, sendo que quando o cliente entra na aeronave verifica que há espaço suficiente.

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