RN realiza primeira conferência estadual que discute migração
Natal, RN 8 de mai 2024

RN realiza primeira conferência estadual que discute migração

12 de março de 2024
3min
RN realiza primeira conferência estadual que discute migração
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Nos próximos dias 27 e 28 de março, acontece a I Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do RN (COMIGRAR - RN), das 8h às 17h. O evento, que tem como tema "Cidadania em Movimento", será realizado na Escola do Governo, localizada no Centro Administrativo do Governo do Rio Grande do Norte, em Natal, e é aberto à participação de qualquer pessoa interessada na temática.

A iniciativa quer proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre as experiências e desafios enfrentados por pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, além de buscar soluções para promover a inclusão e garantir os direitos dessas comunidades. Assim, o evento quer promover o diálogo e ações efetivas a favor da proteção e acolhimento desse público.

“Queremos trabalhar na perspectiva de garantir a participação das pessoas beneficiárias dessas políticas nas decisões que dizem respeito ao rumo de seus próprios caminhos”, explica Thales Dantas, presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do RN (Ceram-RN).

“O objetivo é realizar esse momento de maneira clara e participativa, e com a prestação de contas do que o Governo do Estado fez nos últimos anos em torno dessa pauta. Esperamos que, com o aprofundamento dessas discussões, a gente aperfeiçoe cada vez mais as políticas e ações do governo do estado em parceria com o governo federal e os municípios, na inclusão e proteção da população refugiada, apátrida e migrante aqui no RN ”, ressalta Dantas.

As inscrições para participação na COMIGRAR-RN já estão abertas e vão até o dia 25 de março. A pessoa interessada em participar do evento deve se inscrever de forma virtual por meio deste link.

Decreto aprovado sexta (08) é pontapé para plano estadual

No último dia 08, o Governo do RN lançou o decreto que define as diretrizes para a elaboração do plano estadual de políticas voltadas às mulheres refugiadas, apátridas e migrantes no Rio Grande do Norte.

A proposta foi coordenada pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, e entregue para assinatura por meio da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh) à governadora do estado, Fátima Bezerra, na última sexta-feira.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.