Parnamirim inicia programa para castração de cães e gatos
Natal, RN 23 de mai 2024

Parnamirim inicia programa para castração de cães e gatos

4 de março de 2024
3min
Parnamirim inicia programa para castração de cães e gatos
Foto: Secretaria Municipal de Saúde de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Começou nesta segunda (4) o prazo de inscrições para a castração de cães e gatos, de maneira gratuita, pela Prefeitura de Parnamirim. A prioridade no processo será para a população de baixa renda e protetores de cães e gatos. Ao todo, quase 1000 animais serão castrados em todo o município.

Podem ser castrados felinos e caninos, machos e fêmeas, a partir dos 5 meses e até os 7 anos de idade. Depois da análise dos cadastros, serão divulgados os resultados e os procedimentos serão agendados.

Os animais considerados aptos o procedimento cirúrgico de castração serão microchipados, para abastecimento de dados e controle. Os animais que não forem considerados aptos à castração por motivos de saúde, poderão retornar após a melhora clínica para a reavaliação médica e possível reagendamento de castração no estabelecimento.

Cada tutor poderá castrar apenas um animal por CPF. Será seguida a ordem cronológica de inscrição. Assim que as vagas forem preenchidas, o excedente de até 10% ficará em lista de cadastro de reserva.

Para conferir o edital, CLIQUE AQUI.

Para fazer inscrição, CLIQUE AQUI.

Natal

Em Natal, dois castramóveis foram adquiridos em 2016, mas desde a última visita feita pela protetora de animais Tati Ribeiro, em 2022, os veículos estavam parados no Centro de Controle de Zoonoses.

Os castramóveis são equipados para funcionar de maneira itinerante, com serviços veterinários voltados, principalmente, para a castração e vacinação de cães e gatos, evitando o aumento da população de animais de rua. Os veículos foram adquiridos por R$ 420 mil através de emenda do então vereador da Câmara Municipal de Natal, Sandro Pimentel (Psol), ao Orçamento Anual.

Falta uma política mais concreta para animais. Sabemos que eles continuam parados, não são móveis, são fixos, e que estão se destruindo ali. Não existe nenhum tipo de manutenção”, lamenta Tati Ribeiro.

Segundo o que foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal, após contato da Agência Saiba Mais, a capital possui uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para castração de gatos em áreas de aglomeração de animais, previamente selecionadas. O programa não é aberto ao público. Já sobre o funcionamento dos castramóveis, nós não obtivemos resposta até a publicação da matéria.

Saiba +

Castramóveis estão parados no Centro de Controle de Zoonoses de Natal sem realizar sequer atendimento fixo

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.