Moradores de Pipa denunciam conexão suspeita entre gestão municipal e grandes empreendimentos
Natal, RN 20 de mai 2024

Moradores de Pipa denunciam conexão suspeita entre gestão municipal e grandes empreendimentos

10 de outubro de 2023
4min
Moradores de Pipa denunciam conexão suspeita entre gestão municipal e grandes empreendimentos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Integrantes do movimento #todospelochapadão, também identificado como SOS Pipa, de Tibau do Sul, apresentaram ao Ministério Público do Rio Grande do Norte, na segunda-feira (9), novas denúncias contra a gestão da Prefeitura e empresas responsáveis por grandes empreendimentos instalados na região.

O grupo visitou, inclusive com representantes das corporações, as obras do Pipa Island Resort, da empresa GAV Resorts, e do Okan Pipa Multi Residence, da Allimulti Incorporadora. Essa última, embargada desde a quarta-feira (4), por tempo indeterminado, por executar projeto diferente do que foi licenciado.

O fato novo mais grave apresentado formalmente diz respeito à relação suspeita entre as empresas e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana, que emite as autorizações municipais.

“Ambas as empresas, em etapas distintas, têm a participação da EK Group, cujo sócio é Juan Gabriel Anzorena, esposo da secretária municipal do meio ambiente [Laira Roberta Campos de Souza], explica o advogado do movimento social, Faiçal Isidoro, que também pediu o afastamento da gestora das funções, justificado pelo conflito de interesses, assim como apuração de possíveis crimes e infrações administrativas praticados.

A ação tem anexada cópia de procuração em que a GAV Resorts deu poderes, em abril de 2023, a duas entidades. Uma delas é a EK Group Licencie LTDA. “Essa empresa, fundada em maio, tem como sócios o Sr. Juan Gabriel Anzorena e a Sra. Laira Roberta de Souza, atual secretária municipal e sua esposa. Esta procuração dá poderes para licenciamento ambiental, obtenção de alvarás, representação junto ao Idema, Judiciário e MP estadual”, detalha Faiçal.

Ainda no âmbito das ligações questionáveis, ressalta que o projeto de reforma e revitalização da Praça do Pescador, em Pipa, foi realizada pela empresa Espaco Kreativo Arquitetura LTDA, também de Juan Anzorena, marido da servidora.

O conflito de interesse se agrava, de acordo com a sustentação, porque o projeto é uma cooperação entre o Município e o Grupo GAV.

Além disso, a denúncia aponta violação ao Plano Diretor Municipal: “Há possível burla na interpretação dos artigos 102 e 103 do plano diretor municipal. Esses artigos estabelecem limites para construções de condomínios com fins turísticos e hoteleiros. No entanto, na documentação de licenciamento ambiental, só especificam como ‘condomínio residencial’, omitindo sua finalidade real. Quando licenciados, os alvarás são emitidos sem considerar as regras do plano diretor.”

O advogado argumenta que o projeto técnico revela a modalidade de "multipropriedade", que (diferente de condomínio residencial) é de hospedagem coletiva e permite que diversas pessoas compartilhem o uso de uma mesma unidade habitacional, por períodos predeterminados ao longo do ano.

A peça diz ainda que o número máximo de unidades habitacionais permitido é de 60, mas o empreendimento possui 246 unidades habitacionais, o que representa um excesso de 246%.

A Prefeitura de Tibau do Sul informou que se manifestará apenas quando e se instada pelos órgãos de fiscalização competentes.

SAIBA MAIS:

Obra para construir condomínio próximo ao Chapadão de Pipa é embargada por descumprir licenciamento ambiental

Chapadão de Pipa: Audiência Pública dia 25 mobiliza comunidade e sofre pressões

Pipa é principal destino no RN, mas impactos de grandes empreendimentos no turismo não são monitorados

Grandes empreendimentos em Pipa são risco para tartarugas ameaçadas de extinção, alerta especialista

Ibama se isenta de responsabilidade em obra no Chapadão de Pipa

Tibauenses realizam nova caminhada em defesa do Chapadão de Pipa

Chapadão de Pipa: quilombolas reivindicam consulta à comunidade sobre obra

Chapadão de Pipa: empresa responsável por obra de condomínio é alvo de mais de 800 denúncias em seis meses

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.